segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Crioterapia após treinos e provas na prevenção de tendinites e tendionoses

Pessoal, como sou um defensor do uso do gelo (Cold Therapy) após treinos e provas encontrei este artigo no site da Corpore e resolví transcerevê-lo aquí:

Dicas Unicsul - Crioterapia após treinos e provas na prevenção de tendinites e tendionoses

Crioterapia é definida como tratamento por meio do frio. As evidências cientificas demonstram benefícios fisiológicos do frio no organismo que favorecem a prevenção de sinais e sintomas decorrente de uma inflamação, após a prática esportiva, independente da modalidade.

O metabolismo (produção de calor) aumenta em até 50 vezes durante a prática esportiva e as estruturas músculo-esqueléticas tem uma maior predisposição a quadros inflamatórios por excesso de repetição e sobrecarga (over use), que pode ser exacerbada por fatores extrínsecos (calçado, tipo de solo, clima), fatores intrínsecos (alterações posturais, lesões pré- existentes, biótipo, fatores genéticos) e hábitos inadequados.

O único recurso na fisioterapia capaz de diminuir o metabolismo é o frio, desta forma, o controle do processo inflamatório é favorecido, além de controlar a hemorragia (extravasamento de fluído), que induz indiretamente o quadro de dor, devido a uma compressão dos receptores que são responsáveis por captar a informação dolorosa.

Os tendões com maior incidência de lesões em maratonista são: tendão calcâneo (Aquiles), tendão patelar e tendões dos fibulares.

Com o objetivo de auxiliar na prevenção das tendinites (inflamação dos tendões) e das tendinoses (degeneração dos tendões) todo atleta deve ter sua própria bolsa especifica para aplicação de gelo.

A técnica sugerida inclui 20 minutos de aplicação compressiva, com o segmento em repouso e elevação, imediatamente após treinos e competições.

Prof. Ms. Mario Cardoso Gantus
Prof. Eduardo Filoni

3 comentários:

Mayumi disse...

Ai, acho que prefiro um calorzinho! Rsrs. Mas, vamos nos adaptando! Rs. Hoje, fui ao massagista do Hideaki, e ele me aplicou acupuntura e aqueceu o local que estava doendo! A dor sumiu na hora! Rs. O cara é bom mesmo! Descobriu até onde eu sentia dores e não sabia! Rsrs. Bons treinos e pode deixar que vou fazer o banho de gelo depois da maratona! Bjs.

Anônimo disse...

Conforme sugerido pela Mayumi, não sou muito fã de crioterapia. Prefiro esquentar ainda mais para estimular a capacidade de regeneração do organismo. Pelo menos para os meus objetivos, tem dado certo.

Abraço!

Valter Ide disse...

Mayumi/Hideaki,

Bom, não sou expert nisso mas pelo menos no meu caso o tratamento com gelo tem dado certo. Pode até ser coincidência mas como cada organismo/corpo é diferente de outro pode ser que este seja o tratamento que dê certo para mim e não para outros.
É o mesmo caso dos treinos da Mayumi que podem não ser o mesmos para nós.
Mas o importante mesmo é passar a informação e deixar todos sabendo o tratemnto que há para cada caso.


Abçs

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.