terça-feira, 7 de outubro de 2008

Regras de Ouro para a semana da Maratona (de Chicago)

  1. Vá Com O Que Você Conhece. É tão fácil se envolver na emoção e começar a fazer mudanças drásticas na sua dieta, treino e equipamento. A regra número um em corridas é NÃO TENTE NADA NOVO no dia da corrida. Isto deverá ser estendido para toda a semana da maratona. Todo treino longo tem sido um ensaio para o grande dia e até agora, você deve saber o que comer, quanto beber e o que irá vestir. O tempo para fazer alterações, testes e ajustes foi durante a temporada de treinos. Por exemplo, você vai querer beber mais água na esperança de estar bem hidratado, comer vegetais mais do que o normal e tentar um novo equipamento. Quando começar a tentação de fazer uma mudança, lembre-se desta regra e mantenha-se fiel à aquilo que o seu corpo conhece. É o que trouxe você aqui e o que você terá durante o dia da corrida.

  2. Tenha Um Plano Em Mente. Treinamento é 90% físico e 10% mental. Dia de corrida é exatamente o contrário. Seu corpo esta treinado, descansado e pronto. Sua mente está a cargo do dia da corrida. Mantenha sua cabeça pensando na corrida e o foco no trajeto da mesma. Revise o trajeto da maratona e quebre-o em pedaços de menores tamanho. É mais fácil permanecer concentrado por curtos períodos de tempo do que por várias horas. Entender a maratona é como entender a vida e você vai passar por picos e vales. Traga palavras de forte incentivo e um mantra positivo para carregá-lo através dos vales. Palavras como "força" e "estável" são úteis para manter a mente focada.

  3. Controle O Seu Ritmo. A primeira coisa que você pode controlar no seu dia de corrida é o seu ritmo. No dia da corrida é muito fácil ficar excitado, especialmente em uma grande corrida como a Maratona de Chicago com 45.000 corredores, música, fãs e muito mais! Maratonas tem tudo a ver com o gerenciamento da energia. Se você usar uma grande quantidade de energia no início, correndo rápido demais, vai fazer um fabuloso primeiros 10K e uma dura e não tão bonita corrida para o resto da maratona. Sem falar que a fotografia na linha de chegada será terrível :) Conserve a sua energia rodando num mesmo ritmo durante toda a corrida ou faça um split negativo (o melhor, mais recomendado), tomando a primeira metade ligeiramente mais lenta que a segunda. Não há nada mais divertido e motivador do que ter força, foco e energia para passar as pessoas nas últimas seis milhas da corrida. Mas para fazer isso, você precisa ser disciplinado no começo e segurar as forças para usá-las no final.

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.