sábado, 27 de setembro de 2008

(Atualizado) Dica para os maratonistas...de primeira viagem

Tenho conversado com meus amigos que irão participar de maratonas e percebi que possuem insegurança para conseguir terminar os 42km. O importante é manter o foco em terminar e para isso, ter 3 objetivos já ajudam:
1 - um tempo muito bom: digamos 10% a menos que seu melhor tempo (estimado) para a maratona;
2 - um tempo atingível: aquele tempo confortável, que você consegue sem muito esforço ou o tempo que tem feito em seus treinos;
3 - simplesmente terminar a corrida não importa o tempo que demore. Para terminar a maratona, uma boa dica é dividi-la em várias corridas menores. Homenagear um amigo e/ou parente para cada trecho finalizado também ajuda.
Obs: (atendendo a sugestão do nosso amigo Paulo) pensando na segurança, usar algum cartão de informações pessoais é bom. Já usava o SportsID (esquerda) mas na viagem para New York em 2007 acabei comprando um RoadID (direita). Você pode colocar as informações que achar importante como telefone de contato, tipo do seu sangue, etc..



Planejar o seu tempo para cada trecho.

Nas minhas duas participações na Maratona de New York usei as pulseiras com os tempos parciais para cada km, uma forma de ajudar a terminar a maratona no tempo previsto. Estas pulseiras geralmente são distribuídas nas feiras de esportes (em NY era no stand da Nike), pode-se conseguir em alguns sites ou mesmo pode-se criar a sua própria com os seus tempos.

Um site que disponibiliza esta pulseira é o da revista Runner's World.

E agora uma novidade chamada PaceTat.

O que é isso?! É aquela tabela de pace (ritmo da corrida) mas em formato de tatuagem. E uma dica para o pessoal que vai para Chicago-2008: compareçam ao stand da Nike para pegar seu PaceTat grátis.

Para montar a sua própria pulseira, pode-se ainda usar algo como o Excel.

9 comentários:

Rodrigo disse...

Gostei da dica 3, vou participar pela primeira vez na vida de uma meia-maratona dia 19. Vou dividi-la em duas mentalmente. Principalmente porque 10k é a distância que estou acostumado a treinar a maior parte das vezes.

Paulo Massa disse...

Valter,

excelentes dicas neste seu post, valiosas para quem vai ou planeja ir a uma maratona.

Só acrescentaria uma única coisa: levar junto das quilometragens uma identificação do seu nome, tipo de sangue, hotel, o seu telefone e o de algum amigo, tudo por medida de segurança que esperamos nunca precise ser usada, claro.

Abraço e boas corridas!

Paulo
http://www.e-corredor.com.br

Valter Ide disse...

Paulo,


Muito bem lembrado!
Eu já havia comentado sobre o SportsID e RoadID em outro post e acabei atualizando este após sua sugestão.


Abraço!

Mayumi disse...

Oi, Valter:
Então a sugestão é tatuar o pace no braço? Rs. Acho que eu nem vou olhar o cronômetro! Kkk. Vou correr com tudo! Rs. Não vai falar pro Arthur, senão, vou levar outra bronca! Ai, ai! Rs. Bons treinos! Bjs.

Valter Ide disse...

Mayumi,


Fique de olho no stando da Nike durante a feira de esportes da maratona de NY, pode ser que eles repitam o que será feito em Chicago e assim você até pode pegar um PaceTat de graça.
O legal do PaceTat é que os números são grandes, maiores do que a pulseira que eu tenho. Assim fica mais fácil de visualizar o tempo de cada milha e ainda tem os tempos para cada 5km. Estou até pensando em comprar alguns para experimentar.

Ricardo Hoffmann disse...

Valter, belo post e valiosas dicas. Valeu mesmo. Ainda não tinha visto essa pulseira da nike, legal! Abraços

Anônimo disse...

Oi Valter,

Invarialvelmente quando participo de maratonas, após concluí-las e ir dormi, sonho com as contas e pior que elas nunca fecham.

Na verdade dá um nó na cabeça. Procuro saber minhas passagens (na cabeça) do time de cada 10K (assim são somente quatro números para lembrar).

Provavelmente, nos vemos nessa semana.

Abraços
Harry

Jorge Cerqueira disse...

Amiga Valter, boa noite gostaria de compartilhar este momento com vc que sempre me deu forças e incentivo no meu blog e este sucesso nas corridas e do meu blog eu devo a vc amigo que acessa lá e sempre quando pode deixa sua palavras de forças e incentivos a mim e eu também aprendi muito com vc, muito obrigado.
Olha quando tem um grande evento assim como foi a maratona de revezamento pão de açucar causam problemas sim, mais creio que na próxiam dará tudo certo. Parabéns pelas dicas para os maratonistas, olha eu tenho esta pulseira da Sportsid com dados meus, coloco essas pulseiras quando faço os meus longos e corridas.
Que Deus lhe abençoe e uma boa semana para vc amigão.
Bons treinos

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

Amigo Valter esqueci de dizer na msg anterior, com certeza o seu Blog também fará aniversário e não só 1, irá fazer inúmeros meu amigo.
Parabéns mais uma vez pela sua presteza em divulgar fatos aqui no seu blog para ajudarem outros corredores, PARABÉNS!!!
Um forte abraço

JORGE

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.