quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Ultramaratonista ( Ultramarathon Man ) Dean Karnazes


Esta semana, isso mesmo esta semana, resolví comprar o livro do Dean Karnazes para lê-lo (O Ultramaratonista). Como meu hábito para ler livros não é tão forte como outros, achei que ia ficar enrolando e lendo aos poucos mas me surpreendi e em quatro dias terminei o livro!

O livro conta a passagem da vida de atleta do Dean até 2004 quando ele já tinha corrido pelo menos 10 vezes a The Western States Endurance Run, corrida de 100 milhas (162km) por montanhas (quem consegue terminar a corrida em até 24hs recebe essa linda fivela de cinto que aparece ao lado) até a última corrida nesse período que foi a The Relay (ou O Revezamento).

The Relay é uma corrida que deveria ser feita por equipes de até 12 pessoas para percorrer 199 milhas (322km) de Calistoga até Santa Cruz, no litoral da California. O detalhe é que Dean correu as 199 milhas sozinho para arrecadar fundos para o tratamento de saúde de uma criança. O mesmo objetivo o fez correr no ano seguinte e no próximo. Na terceira vez, além de correr as 199 milhas, correu mais 26 milhas (a distância de uma maratona, totalizando 366km).
Na primeira participação nesta corrida ao ser questionado por uma repórter como ele estava fazendo isto (correndo as 199milhas sozinho), respondeu: "Corri a primeira centena de milhas com as minhas pernas, as noventa seguinte com a cabeça e acho que estou correndo esta última parte com o meu coração."

Há algumas passagens sobre a primeira Badwater que participou, sobre a corrida de qualificação para a Western States (precisava correr 80km em menos de 9 hs) e alguns fatos da sua infância e adolescência.

O livro possui histórias interessantes. Realmente ele "acordou" para as corridas numa noite quando estava com 30 anos. Mas a história completa é um pouco diferente, ele já era um corredor antes desse dia.
Há também detalhes da primeira (e talvez única) Maratona do Polo Sul onde ele e mais dois corredores participaram.
Algumas passagens interessantes como em uma corrida onde para terminá-la, começou a pensar no trajeto que faltava como várias partes menores e assim terminar o trecho completo.
Outro fato interessante é saber que o batimento do coração dele em repouso é muito parecido com o Lance Armstrong, perto dos 30 bpm! E sua gordura corporal beira os 4,5%!!


O livro é interessante mas não pense em encontrar nenhuma dica para correr 50 maratonas em 50 dias (isto é assunto para outro livro, ainda sem título em português: "50/50: Secrets I Learned Running 50 Marathons in 50 Days -- and How You Too Can Achieve Super Endurance!").

5 comentários:

Jorge disse...

Grande Valter eu já li esse livro um amigo me emprestou realmente esse Dean é fera mesmo cara correr que nem ele corre não é para qualquer um não, estou me lembrando quando li no livro que ele correu a Badwater em que um dos carros do apoio dele o pneu estourou e de repente ele acorda num hotel e pergunta para a esposa dele o que ele estava fazendo ali, simplesmente ela disse que ele tinha desmaiado e que levaram ele para um hospital e ele não aceitou que ele tinha sido retirado da prova, também um dos momentos emocionantes é que a irmã dele torcia por ele e de repente ela veio a falecer, realmente eu viajei lendo o livro e demorei 2 dias para terminar o livro, falando da Badwater obrigado por citar o meu nome e meu blog nos seus relatos anteriores.
Boas corridas meu amigo.

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Valter Ide disse...

Pois é Jorge, ele correu a Badwater (135milhas no sol) depois de ter corrido a The Western States Endurance (100milhas, terminando mal mesmo) então deve ter se sentido confiante para algo mais longo.
Só que na Wester States ele terminou mal e na Badwater ele chegou até a metade e parou por vários problemas de saúde (desidratado, vomitando, etc..).
Agora a The Relay (de 199milhas) é o assunto do livro, do começo ao fim.
O livro é bom, dá pra sair correndo depois de lê-lo.

Abçs

Thiago Rolemberg disse...

Valter, parabéns, show de bola o seu blog! Já está adicionado nos meus amigos!!! Nos vemos lá na Play!
abs

Anônimo disse...

Bom dia pessoal!! Fiquei muito interessada neste livro O ULTRAMARATONISTA, mas nao o encontro em lugar algum. Alguém sabe onde compra-lo? Agradeço desde já.

Valter Ide disse...

Anônimo(a),

Infelizmente esse livro (O Ultramaratonista) está esgotado, não sei ao certo quantas edições em português foram (ou se foi somente uma) mas em inglês é possível encontrar ainda. Uma pena.

Talvez encontre em algum sebo.

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.