terça-feira, 1 de julho de 2008

Água nas corridas: consumo ou desperdício?! ( falando sobre a Maratona de New York )

Eis uma pergunta difícil de responder. A água que bebemos nas corridas faz parte da corrida ou estamos desperdiçando-a?!
Geralmente nas corridas vemos muitos corredores pegando mais do que um copo de água nos postos de água. Um copo basta para matar a sede mas os demais geralmente são utilizados para molhar a cabeça por causa do calor do dia ou decorrente da corrida mesmo.

Já é comum um tipo de suporte para a garrafa de plástico (Handheld, vide foto ao lado) que costumamos usar, os squeeze's ou bottle's. O suporte pode ser térmico e tem apoio para colocar a mão e alguns possuem ainda um bolso. Muitos corredores utilizam este tipo de suporte ao invés de prender a garrafa na cintura.

Em algumas corridas o consumo de copos de água acabam sendo maior do que a organização imaginava ou a temperatura do dia da corrida foi mais alta do que o esperado ou mesmo alguns ¨pipocas¨ apareceram e muitos corredores acabam ficando sem água. Vide a Meia Maratona de Buenos Aires em 2007 onde muitos passaram sede e tiveram que apelar para as torneiras nas ruas, magueiras das casas dos moradores e quem podia, comprar água no comércio.

Nas corridas em São Paulo, organizadas pela Corpore por exemplo, o consumo de água é grande mas ainda estamos longe de ter uma corrida com 38mil corredores como a Maratona de New York.

Falando especificamente sobre a Maratona de New York, vejam algumas imagens dos postos de água de New York como estas abaixo onde os copos ainda estão alinhados mas já com água para os corredores.
Outra vista onde podemos ver que não é apenas uma camada mas sim três e várias mesas. Realmente a quantidade de água é grande.
E pra onde vão todos esses copos?! Eles são realmente utilizados?! Alguém vai beber a água deles?!

A resposta é sim, basta ver a foto seguinte para imaginar como fica o chão da corrida após os corredores matarem a sede. E isto ainda são fotos apenas dos copos de água, ainda tem os copos de gatorade. No geral devem gastar mais copos de água do que de gatorade. Uma pequena conta:
- durante o trajeto há distribuição de Gatorade (em copo) a cada 2milhas a partir da milha 4. E a partir da milha 22, a distribuição de Gatorade (em copo) é a cada milha (milhas 4,6,8,10,12,14,16,18,20,22,23,24,25 ,26ou 14 postos)
- a distribuição de água (em copo) a cada milha a partir da milha 3 (milhas 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25,26 ou 24 postos)
Estamos falando de 50 postos de hidratação (contando a concentração) para uma corrida de 38mil pessoas. Fazer as contas de quantos copos em cada posto ou quantos litros foram consumidos é uma tarefa que deixo para os matemáticos.

Essa quantidade enorme de postos de hidratação pode enganar os corredores. Lembre-se que beber muita água pode fazer mal pois bebendo água e fazendo exercícios iremos suar. Suar significa liberar água e sais como o sódio. A água não repões os sais como o sódio. Prefira o gatorade ou mesmo as cápsulas de sal.

Alguns, como eu, estranharam o fato dos copos de água serem abertos e não fechados como costumamos ver nas corridas do Brasil. Mas depois me lembrei que praticamente não existe copo de água para consumo nos USA. Lembro que nos aviões era servido um copo (meio copo na verdade) de água nas refeições mas na minha útlima viagem mês passado a água era servida em copo aberto somente se o passageiro pedisse.
O mais comum é ver garrafas d'agua nas lojas e lanchonetes. Nos supermercados podemos encontrar mini-garrafas d'agua com a mesma quantidade de água dos nossos copos.

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.