segunda-feira, 7 de julho de 2008

Tá passando frio durante as corridas?!

Na época de frio temos que nos preparar para encarar alguns kilometros correndo como loucos, certo?!
E como fazemos isto?!
Como eu disse em um post anterior sobre a roupa a ser utilizada na Maratona de New York onde a temperatura geralmente está entre 6 a 15 Celsius da largada até a chegada, escolher a roupa adequada para correr é muito importante. Uma camiseta comprida ou curta ou mesmo uma regata vai depende da sua preparação em correr em determinadas temperaturas. Tudo isso faz parte do treinamento. A foto ao lado explica melhor, vejam um corredor de regata+shorts e outro de calça+camiseta comprida e blusa, na mesma corrida.
Pode correr de camiseta comprida de algodão para aquecer melhor?! Pode, depende de você. Mas lembre-se que mesmo correndo no inverno seu corpo vai transpirar e o algodão da camiseta vai absorver esse suor, que nada mais é do água, aumentando o peso que seu corpo terá que carregar.
Tive um treinador que sempre dizia: o ideal é correr de regata e shorts mesmo no inverno. Porque ele dizia isso?! Porque ele dizia que o nosso corpo foi feito assim, para funcionar dessa maneira. Mas de que maneira?!
O suor além de ser uma forma do nosso corpo dissipar calor é também uma forma de proteção do corpo. Por isso ele não aconselhava ficar enxugando o corpo quando suava. Dizia que o suor que ficava no corpo mantinha a temperatura do corpo e retirando o suor ocorria um desbalanceamento da temperatura do ou como o corpo tentava mantê-la.
Então, correndo de regata era o melhor porque o peso da camiseta era mínimo e não estaríamos influenciando o organismo retirando o suor ou aumentando a transpiração (por causa da existência dass mangas das camisetas).
Outro conselho dele era: ao final de uma corrida em um dia frio, mesmo com a camiseta cheia de suor era melhor apenas colocar uma blusa do que trocar de camiseta. O fato de ficar alguns segundos sem camiseta poderia nos causar um resfriado pois nossa resistência ao final de uma corrida está bem abaixo do normal.
E como eu apresentei para alguns o novo produto da Nike+ SportBand agora vou falar sobre outro produto da linha Nike+ que acabei esbarrando na Bayard do Shopping VillaLobos: um gorro Nike+!
Neste site o gorro foi chamado de Hatphones porque possui um local para colocar seu iPod Nano (ou qualquer outro mp3 player) e os fones-de-ouvido estão embutidos no gorro! Grande sacada não?! Mas parece que os americanos não gostaram muito não. Os links dos artigos que aparecem na Internet possuem links para a loja da Nike.COM mas esta responde que o produto foi retirado do catálogo.
Sei que o gorro vem em duas cores: cor-de-rosa e preto. O preço no Brasil é bem interessante (R$100) pois o material é bom (DriFit).

Eu possuo um gorro da Brooks que comprei em New York -2006 quando fui correr a Maratona pela primeira vez e acabei escolhendo um que possuía cobertura nas orelhas (no frio de 6 graus Celsius e com aquele ventinho gelado, as orelhas sofrem).

Naquela época, quem não queria um gorro acabava comprando as
faixas de cabeça como esta que faz parte da coleção deste ano da Brooks.

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.