segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pensando na ecologia..


Já imaginou se fossemos nas lojas e comprássemos um tênis sem a caixa?!
Já pensou na energia, cola, papel, etc.. que uma caixa de tênis requer?!

Pois é, um Vice-Presidente de Operações e Logística da Brooks já pensou nisso mas chegou a conclusão que a retirada dos tênis de suas caixas seria um desastre para distribuição, armazenagem, classificação, etc..tanto do fabricante como das lojas que venderiam o produto.
Imagine um local onde há um equipamento automático para identificar um par de tênis em um armazem gigante. Este equipamento poderia ser um leitor de código de barras portátil mas como colocar os código de barrar no tênis de forma que ele esteja sempre voltado para um lado? Com a caixa isto é possível mas sem a caixa, como seria?!
Para não ter este tipo de problema, ao invés de retirar a caixa foi projetado uma nova caixa para o tênis da Brooks.
Hoje a caixa é feita de material 100% reciclado. E seguindo a idéia da Brooks, NewBalance e Vasque entre outros, também estão utilizando caixas feitas de material reciclado.
Mas a Brooks ainda utiliza tinta azul a base de soja (10% mais cara do que a tinta a base de óleo) e suas caixas não possuem etiquetas adesivas.
Apesar das caixas serem feitas na China, o material a ser reciclado e utilizado na fabricação destas caixas sai dos USA. Na mesma linha, a tinta azul a base de soja sai dos USA a segue para a China onde é impressa na caixa. Isto significa gasto de energia (ou emissão de gás carbônico) no final.
As caixas da Brooks são no final 34gramas mais leves que as demais. Isto significa 227kg a menos por container que sai da China. Em um ano, isso irá salvar 14mil árvores e 19milhões de litros de água. Resultando em 50mil toneladas de poluição no ar a menos.

5 comentários:

Mayumi disse...

É isso aí! Ecologicamente correto! Gostei!

simplifique disse...

Mais uma razão para eu gostar do meus Brooks.
Eu tenho um Glycerin 5 e um Nimbus 10. Mas, sinceramente, o Glycerin dá de dez a zero. Fora a performance, ele tem uma coisa que eu gosto, é simples nos detalhes.
Valeu !!

Valter Ide disse...

O lance da tinta a base de soja é interessante. E hoje, além do papelão das caixas ser reciclável/reciclado elas são montadas de forma a utilizar menos papel ( a maioria é formada apenas por uma folha de papelão ) e gastar menos energia.

Apenas para completar, o MoGo da Brooks é BioMoGo ( tem um tempo de "desintegração" mais rápido, feito com materiais biodegradáveis ) desde 2007.

Agora, no passado ( antes de 2000?! ) os tênis das marcas japonesas vendidos no Japão vinham com um saco ( no começo de pano e no final de plático ) para carregar seu tênis. Pena que pararam com este costume, era uma forma mais limpa de carregar tênis depois de usá-los.

Anônimo disse...

Valter.
Interessantíssimo esse post!
Abraços
Harry

Rinaldo disse...

Com certeza uma iniciativa e tanto! Além dos problemas apontados na distribuição dos calçados sem caixa, o armazenamento também seria prejudicado nas lojas. Uma sugestão: caixas "retornáveis", ou seja, o comprador levaria o tênis sem a caixa e a loja se encarregaria de retorná-la ao fabricante para reutilização.
Feliz Natal a todos!
Claudio

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.