segunda-feira, 2 de junho de 2008

ING New York City Marathon - quarta dica: Ritmo (pace) para a Maratona..

Qual o ritmo (pace) certo para a Maratona?!
Infelizmente não há como lhe dizer qual o ritmo que deve fazer para terminar a Maratona, isto depende de cada um e de como estará no dia.
Lí na Runner's World que o Alberto Salazar havia dito ao Lance Armstrong para ir com cuidado até o km 10.
Nós sabemos da famosa "quebra no km 30" (será que por isso distribuem PowerGel próximo do km 30 em New York?!)
Já devo ter dito sobre ter em mente 3 metas para a sua corrida: uma boa e dentro das suas expectativas, uma excelente e uma pessimista. Isto vai lhe ajudar a correr bem e com tranqüilidade.
Outra dica que eu vi é dividir a Maratona em várias corridas menores e pensar nessas corridas e não na Maratona inteira. Ou então dar nomes a cada etapa da Maratona, como uma homenagem a seus amigos ou familiares. Por exemplo correr os primeiros 10km em homenagem à sua mãe, os próximos 10km ao seu pai e assim por diante.
Em New York há relógios a cada milha.
Marcação de kilometros a cada 5km, tapete de chip na largada, a cada 5km, na meia-maratona ( milha 13,1 ) e na chegada. Junto com seu resultado, terá as parciais para cada passagem pelos tapetes.

E para quem vai correr na Maratona de New York uma dica legal é pegar no stand da Nike durante a feira de esportes uma pulseira com os tempos parciais para cada milha da Maratona já contando o tempo final que você espera fazer. Por exemplo, se disser que quer terminar em 4hs na sua pulseira haverá tempos parciais para cada milha com o tempo final de 4hs.

Veja ao lado direito a pulseira amarela que utilizei em 2006 e do lado esquerdo a pulseira vermelha que usei em 2007.
Parece que não mas uma pulseira dessas e um relógio com auto-lap a cada milha (geralmente encontramos isto nos relógios que possuem GPS como o Garmin Forerunner 305 que aparece no início deste post) vai te ajudar a manter o ritmo ou mesmo programar a sua corrida.

Se olharem bem nas fotos das pulseiras, reparem que a primeira milha tem um tempo bem maior dos que os demais. É desta maneira porque o programa que gerou a tabela já está considerando a largada quando o nosso ritmo é mais lento do que nas milhas seguintes. Interessante não?!

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.