
Infelizmente não há como lhe dizer qual o ritmo que deve fazer para terminar a Maratona, isto depende de cada um e de como estará no dia.
Lí na Runner's World que o Alberto Salazar havia dito ao Lance Armstrong para ir com cuidado até o km 10.
Nós sabemos da famosa "quebra no km 30" (será que por isso distribuem PowerGel próximo do km 30 em New York?!)
Já devo ter dito sobre ter em mente 3 metas para a sua corrida: uma boa e dentro das suas expectativas, uma excelente e uma pessimista. Isto vai lhe ajudar a correr bem e com tranqüilidade.
Outra dica que eu vi é dividir a Maratona em várias corridas menores e pensar nessas corridas e não na Maratona inteira. Ou então dar nomes a cada etapa da Maratona, como uma homenagem a seus amigos ou familiares. Por exemplo correr os primeiros 10km em homenagem à sua mãe, os próximos 10km ao seu pai e assim por diante.
Em New York há relógios a cada milha.
Marcação de kilometros a cada 5km, tapete de chip na largada, a cada 5km, na meia-maratona ( milha 13,1 ) e na chegada. Junto com seu resultado, terá as parciais para cada passagem pelos tapetes.
E para quem vai correr na Maratona de New York uma dica legal é pegar no stand da Nike durante a feira de esportes uma pulseira com os tempos parciais para cada milha da Maratona já contando o tempo final que você espera fazer. Por exemplo, se disser que quer terminar em 4hs na sua pulseira haverá tempos parciais para cada milha com o tempo final de 4hs.
Veja ao lado direito a pulseira amarela que utilizei em 2006 e do lado esquerdo a pulseira vermelha que usei em 2007.
Parece que não mas uma pulseira dessas e um relógio com auto-lap a cada milha (geralmente encontramos isto nos relógios que possuem GPS como o Garmin Forerunner 305
Se olharem bem nas fotos das pulseiras, reparem que a primeira milha tem um tempo bem maior dos que os demais. É desta maneira porque o programa que gerou a tabela já está considerando a largada quando o nosso ritmo é mais lento do que nas milhas seguintes. Interessante não?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário