Pra quem não viu, na edição de esportes do jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010, saiu um artigo sobre correr descalços. Vejam uma parte da matéria neste link.
Resumindo o que diz a matéria é que quando corremos descalços a forma como pisamos é diferente. Segundos estudos, ao correr descalço usamos a ponta dos pés como principal parte de contato enquanto que ao correr calcando tênis mudamos a forma de pisar para o calcanhar. Não é de se estranhar que o calcanhar dos tênis é onde tem a maior parte do amortecimento.
Outra descoberta, seguindo a linha de que pisamos com a parte da frente dos pés ao correr descalços é de isto reduz a quantidade de massa que chega a uma parada súbita, eliminando o choque do impacto. Então correr descalço mais confortável e pode minimizar danos em corridas.
Há também uma nota referente à Abebe Bikila que correr e ganhou a maratona de 1960, em Roma, descalço. Repetiu a vitória em 1964 mas calçando tênis. Mas treinava descalço.
Em 1960 correr descalço foi consequencia de não se sentir confortável com os tênis. Além de ganhar a maratona sem tênis, ele foi o primeiro africano a vencê-la.
Pra quem tem o jornal, é uma boa matéria. Pra quem não tem, resta o link acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário