quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tênis Spira: Banido da Maratona de Boston


Bom, por causa do post anterior fui pesquisar porque este tênis foi banido de algumas corridas nos USA (por enquanto apenas a Maratona de Boston colocou publicamente em seu regulamento que é proibido utilizar este tênis). Encontrei um blog muito legal chamado LetsRun sobre o assunto de onde tirei estas linhas que citam uma regra (143.3) do regulamento do USATF (USA Track&Field - Federação de Atletismo dos Estados Unidos) :

"A competitor may compete in bare feet or with footwear on one or both feet. The purpose of shoes for competition is to give protection and stability to the feet and a firm grip of the ground. Such shoes, however, must not be constructed so as to give the competitor any unfair additional assistance, including the incorporation of any technology which will give the wearer any unfair advantage, such as a spring or similar device. A shoe strap over the instep is permissible."

Ou em portugês:
"Um competidor pode participar com os pés descalços ou com calçados em um ou ambos os pés. O propósito de calçados para competir é o de dar proteção e estabilidade para os pés e uma pisada firme aderente ao terreno. Estes calçados, no entanto, não devem ser construídos de forma a dar ao concorrente qualquer vantagem adicional desleal, incluindo a incorporação de qualquer tecnologia que dará qualquer vantagem desleal, como uma mola ou dispositivo similar. Um cinta sobre o dorso do pé é permitido. "

Por causa da proibição, a Spira chegou a oferecer US$1.000.000 (Hum Milhão de Dollares) para o atleta que vencer a Maratona de Boston usando um Spira.

E vejam esta foto. Haile Gebrselassie sendo perseguido por 3 corredores (quenianos provavelmente) calçando Spira. Isto foi durante a Flagstar/Detroit Free Press Marathon em 2007.

3 comentários:

Mayumi disse...

OLha lá, valter, não vai correr com molinhas propulsoras!

Valter Ide disse...

Mayumi,

Um tempo atrás eram os tênis com rodas (lembra dos "Skatênis", uma mistura de skate com tênis que a meninada adorava usar nos shoppings e supermercardos?!) e agora temos os tênis com molas. daqui a um pouco vai ter tênis com propulsão a jato...hehe

Fernando Guimarães disse...

Outro dia, o falastrão Faustão falou que os tênis Bout's (nada a ver com Usain Bolt) também são proibidos em Maratonas dos EUA. O detalhe que esses tênis não custam nem 100,00. Muito provavelmente, os organizadores da Maratona de Boston nunca ouviram falar desse tênis.

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.