quarta-feira, 15 de julho de 2009

ING New York City Marathon 2009: este ano não vai ter chip....

Esta notícia é quente, acabei de receber uma confirmação do pessoal da organização me dizendo que vai sair um anúncio em breve sobre isto...

Pra quem já correu a ING New York City Marathon deve se lembrar do chip da corrida, que é praticamente como este da figura ao lado mas com uma foto de NY no meio, geralmente dos prédios. Na inscrição assinamos um termo e informamos o número do nosso cartão de crédito caso não devolva no chip. O custo é de US$35. Até pode ser legal ter um chip da maratona em casa. Até pode ser...

Pra quem não correu, ainda, em NY deve estar perguntando: mas e aí, o que tem de diferente com os chips que usamos no Brasil?!
O chip que costumamos ver nas corridas do Brasil pode ter o mesmo formato ou até mesmo este outro formato, mais "leve". O mecanismo é o mesmo, há um dispositivo eletrônico passivo (ele não precisa de energia pra funcionar) e quando o chip recebe sinais magnéticos estes acabam alimentando-o de tão pequeno que é a estrutura elétrica/eletrônica dele.
Lembram-se daquela história de colocar uma lâmpada florescente debaixo de um poste de alta tensão (campo magnético) para acender?! Pois é o principio é o mesmo.

Mas voltando ao título do post...Descobrí que este ano a ING New York City Marathon não vai utilizar Championchip e muito menos chips. Este ano eles utilizarão um produto desta empresa onde o "chip" será um D-Tag e será assim:

Mas o que é isso e como será utilizado?!
Bom, o D-Tag é somente uma tira de papel com um sistema RFID ( (Radio-Frequency IDentification ou em português, Identificação por Rádio Frequência ) que funciona com o mesmo princípio do chip só que os elementos são tão pequenos e finos que ele pode ser "colado" como uma etiqueta. Tipos aquelas etiquetas metalizadas que costumamos ver nas caixas de CD/DVD das lojas.
Num tênis elas ficariam assim:

Mas qual vantagem nisso?!
Primeira vantagem: são descartáveis logo após a corrida você pode simplesmente jogar fora e nem se preocupar em ter que devolvê-la para não ter que pagar pelo chip. Muitas outras como mesmo sendo papel, são a prova d'agua. Não é preciso checar se o chip está cadastrado no seu nome pois o seu número de peito também vai escrito no D-Tag. No site deles há uma lista enorme de vantagens para corredores e organizadores. Vejam como funciona:




E quem um dia correu NY e resolveu comprar o chip pra usar em outras corridas? (sim, o chip da Championchip pode ser utilizado em qualquer corrida onde o sistema Championchip vai ser utilizados. Cada chip possui um número único)
Infelizmente na ING New Yorkk City Marathon 2009 não será possível utilizar seu chip amarelo. Mesmo os chips das edições anteriores ou os chips amarelos comprados aquí no Brasil pela Champiochip do Brasil.

Aliás, a primeira foto deste post é de um chip amarelo que a Championchip vende. Você pode usar em corridas como as etadas das Estações, 10milhas Mizuno, EcoRun, etc... Eu corri com o meu na etapa de Inverno e por desconhecimento do staff da corrida tive que correr com 2 chips: o meu amarelo e o preto da corrida. Depois conversando com o pessoal da Champiochip descobri que se eu me inscrever na corrida e passar para a Champiochip esta informação, basta correr com meu chip amarelo. A organização deve saber que os chips amarelos não precisam ser devolvidos.

2 comentários:

Mayumi disse...

Ai, devia ter ficado com o chip de NY como recordação! Daqui a pouco, vira objeto de museu!

Marildo Nascimento disse...

Muito bom esse texto!
Passei aqui para te convidar a conhecer o nosso site www.4corredores.com.br e deixar sua opinião a respeito em nosso Blog que agora esta dentro do site.
Sua opinião e visita para nós é muito importante.
Um grande abraço
Marildo Nascimento

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.