sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Dilema da Vitamina D


Lendo a Running Times de Julho/Agosto-2009, encontrei um artigo interessante sobre o Dilema da Vitamina D.
Diz o artigo que a triatleta Julie Sands começou a correr menos no outono de 2007 (primavera no hemisfério sul). No começo achou que era stress ou mesmo excesso do esforço de quase 25 anos de competição.
Como não conseguia melhorar seu tempo, resolveu fazer uma consulta a um endocrinologista pois acreditava estar com anemia. Após alguns examos descobriu que os níveis de ferro estavam bons, o que descartava anemia. Mas os níveis de Vitamina D estavam baixos. Ironicamente Julie mora na Florida, chamado também de "estado do brilho do Sol"(Sunshine State), então como alguém pode ter deficiência de algo conhecido como "vitamina do sol" (Sunshine Vitamin)?!
A quantidade de Vitamina D de Julie era 19ng/ml (nanogramas / mililitro) e o valor de referência para o caso dela é de 50ng/ml.
Após ser medicada para regular a quantidade de Vitamina D, Julie teve uma recuperação excelente voltando a correr bem conseguindo a classificação para o IronMan Mundial em Kona, no Hawaii.
Isto foi poucos meses após Deena Kastor sofrer uma fratura no seu pé na Maratona Olímpica em Beijing apenas após correr 5km. Os exames mostraram que os níveis de Cálcio do seu corpo estavam normais mas seu corpo não estava conseguindo absorvê-los porque o nível de Vitamina D estava baixo. Kastor mora na California, um estado ensolarado.
O que estava causando essa queda de Vitamina D era o uso de protetor solar. A preocupação de problemas de pele estava causando a deficiência de Vitamina D.

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Essa do protetor solar é novo para mim, pois não sabia disso, mais então os corredores terão que tomar cuidado no tocante as corridas ainda mais correndo no sol, pois ou passa protetor e perde vitamina D ou não passa. Ou será que tem outra alternativa.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Valter Ide disse...

Jorge,

Primeiro passo é consultar um médico pra verificar através de um exame médico se tem falta de vitamina D no corpo. Provavelmente o médico lhe dirá as opções para restaurar o nível de vitamina D do seu corpo.

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.