sábado, 18 de abril de 2009

Café, Cafeína....


Esta semana fui fazer meu check-up anual e aproveitei para conversar com a nutricionista sobre alguns assuntos que encontrei na Internet. Um deles é o excesso de café.
O texto abaixo eu já havia digitado a um bom tempo atrás mas estava sem tempo para postá-lo.
"Depois dos posts sobre os pontos positivos do café, eis que encontro um ponto negativo: algumas substâncias presentes no café potencializam a perda de magnésio. O magnésio, assim como o potásio, é um mineral importante pois intervém ativamente nos processos fisiológicos. Vários esportistas e atletas apresentam carência de magnésio, dado que este mineral é amplamente eliminado na transpiração, estresse e seguidas repetições pelo grande esforço exigido. Para repor estas perdas, os atletas devem consumir alimentos ricos em magnésio como cacau, espinafre, frutos oleaginosos, soja, entre outros. Outro ponto negativo é que o café (e também os chás preto e mate) atrapalha a absorção de ferro, facilitando uma possível carência deste. O ferro permite transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos através dos glóbulos vermelhos e sua carência reflete consideravelmente na redução da aptidão e desempenho dos atletas. As necessidades de ferro são superiores nos praticantes de atividade física e, por isso, é importante recorrer a todos os alimentos ricos neste nutriente. Suas fontes são encontradas na carne vermelha, aves e peixes. As oleaginosas, porém, são dentre as fontes vegetais uma importante fonte de ferro, e devem ser consumidas. Uma vantagem das oleaginosas é que elas previnem ou retardam o aparecimento de doenças cardiovasculares. Além disso as castanhas são boas fontes de antioxidantes (vitamina E) que evitam o aparecimento de doenças crônicas e o envelhecimento precoce."

Mas atenção porque estes problemas somente ocorrem se houver excesso no consumo de café. Aquele cafézinho (ou café espresso) depois do almoço ou do jantar não vão interferir na absorção de nutrientes que você consumiu.

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.