Dicas Unicsul - Crioterapia após treinos e provas na prevenção de tendinites e tendionoses |
Crioterapia é definida como tratamento por meio do frio. As evidências cientificas demonstram benefícios fisiológicos do frio no organismo que favorecem a prevenção de sinais e sintomas decorrente de uma inflamação, após a prática esportiva, independente da modalidade. O metabolismo (produção de calor) aumenta em até 50 vezes durante a prática esportiva e as estruturas músculo-esqueléticas tem uma maior predisposição a quadros inflamatórios por excesso de repetição e sobrecarga (over use), que pode ser exacerbada por fatores extrínsecos (calçado, tipo de solo, clima), fatores intrínsecos (alterações posturais, lesões pré- existentes, biótipo, fatores genéticos) e hábitos inadequados. O único recurso na fisioterapia capaz de diminuir o metabolismo é o frio, desta forma, o controle do processo inflamatório é favorecido, além de controlar a hemorragia (extravasamento de fluído), que induz indiretamente o quadro de dor, devido a uma compressão dos receptores que são responsáveis por captar a informação dolorosa. Os tendões com maior incidência de lesões em maratonista são: tendão calcâneo (Aquiles), tendão patelar e tendões dos fibulares. Com o objetivo de auxiliar na prevenção das tendinites (inflamação dos tendões) e das tendinoses (degeneração dos tendões) todo atleta deve ter sua própria bolsa especifica para aplicação de gelo. A técnica sugerida inclui 20 minutos de aplicação compressiva, com o segmento em repouso e elevação, imediatamente após treinos e competições. Prof. Ms. Mario Cardoso Gantus |
é aquele treino longo como o nome mesmo diz. É o treino que vai te mostrar como é duro correr uma (ultra)maratona mas ao mesmo tempo é o treino que vai te dar forças para terminar uma (ultra)maratona. Longão é aquele treino que todos fazemos aos sábados na USP onde corremos 13, 15, 20, 30kms sem parar. É a nossa maratona semanal... Quem nunca quis ultrapassar os seus limites?! Pois é, isto é correr um longão.....
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Crioterapia após treinos e provas na prevenção de tendinites e tendionoses
Pessoal, como sou um defensor do uso do gelo (Cold Therapy) após treinos e provas encontrei este artigo no site da Corpore e resolví transcerevê-lo aquí:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Ai, acho que prefiro um calorzinho! Rsrs. Mas, vamos nos adaptando! Rs. Hoje, fui ao massagista do Hideaki, e ele me aplicou acupuntura e aqueceu o local que estava doendo! A dor sumiu na hora! Rs. O cara é bom mesmo! Descobriu até onde eu sentia dores e não sabia! Rsrs. Bons treinos e pode deixar que vou fazer o banho de gelo depois da maratona! Bjs.
Conforme sugerido pela Mayumi, não sou muito fã de crioterapia. Prefiro esquentar ainda mais para estimular a capacidade de regeneração do organismo. Pelo menos para os meus objetivos, tem dado certo.
Abraço!
Mayumi/Hideaki,
Bom, não sou expert nisso mas pelo menos no meu caso o tratamento com gelo tem dado certo. Pode até ser coincidência mas como cada organismo/corpo é diferente de outro pode ser que este seja o tratamento que dê certo para mim e não para outros.
É o mesmo caso dos treinos da Mayumi que podem não ser o mesmos para nós.
Mas o importante mesmo é passar a informação e deixar todos sabendo o tratemnto que há para cada caso.
Abçs
Postar um comentário