- Vá Com O Que Você Conhece. É tão fácil se envolver na emoção e começar a fazer mudanças drásticas na sua dieta, treino e equipamento. A regra número um em corridas é NÃO TENTE NADA NOVO no dia da corrida. Isto deverá ser estendido para toda a semana da maratona. Todo treino longo tem sido um ensaio para o grande dia e até agora, você deve saber o que comer, quanto beber e o que irá vestir. O tempo para fazer alterações, testes e ajustes foi durante a temporada de treinos. Por exemplo, você vai querer beber mais água na esperança de estar bem hidratado, comer vegetais mais do que o normal e tentar um novo equipamento. Quando começar a tentação de fazer uma mudança, lembre-se desta regra e mantenha-se fiel à aquilo que o seu corpo conhece. É o que trouxe você aqui e o que você terá durante o dia da corrida.
- Tenha Um Plano Em Mente. Treinamento é 90% físico e 10% mental. Dia de corrida é exatamente o contrário. Seu corpo esta treinado, descansado e pronto. Sua mente está a cargo do dia da corrida. Mantenha sua cabeça pensando na corrida e o foco no trajeto da mesma. Revise o trajeto da maratona e quebre-o em pedaços de menores tamanho. É mais fácil permanecer concentrado por curtos períodos de tempo do que por várias horas. Entender a maratona é como entender a vida e você vai passar por picos e vales. Traga palavras de forte incentivo e um mantra positivo para carregá-lo através dos vales. Palavras como "força" e "estável" são úteis para manter a mente focada.
- Controle O Seu Ritmo. A primeira coisa que você pode controlar no seu dia de corrida é o seu ritmo. No dia da corrida é muito fácil ficar excitado, especialmente em uma grande corrida como a Maratona de Chicago com 45.000 corredores, música, fãs e muito mais! Maratonas tem tudo a ver com o gerenciamento da energia. Se você usar uma grande quantidade de energia no início, correndo rápido demais, vai fazer um fabuloso primeiros 10K e uma dura e não tão bonita corrida para o resto da maratona. Sem falar que a fotografia na linha de chegada será terrível :) Conserve a sua energia rodando num mesmo ritmo durante toda a corrida ou faça um split negativo (o melhor, mais recomendado), tomando a primeira metade ligeiramente mais lenta que a segunda. Não há nada mais divertido e motivador do que ter força, foco e energia para passar as pessoas nas últimas seis milhas da corrida. Mas para fazer isso, você precisa ser disciplinado no começo e segurar as forças para usá-las no final.
é aquele treino longo como o nome mesmo diz. É o treino que vai te mostrar como é duro correr uma (ultra)maratona mas ao mesmo tempo é o treino que vai te dar forças para terminar uma (ultra)maratona. Longão é aquele treino que todos fazemos aos sábados na USP onde corremos 13, 15, 20, 30kms sem parar. É a nossa maratona semanal... Quem nunca quis ultrapassar os seus limites?! Pois é, isto é correr um longão.....
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Regras de Ouro para a semana da Maratona (de Chicago)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário