segunda-feira, 25 de março de 2013

Updated: Garmin Connect x Garmin Training Center X Golden Cheetah

Hoje verifiquei algo bem interessante, curioso também.

Depois de correr com o Garmin Forerunner 610 fui fazer o upload da minha corrida no Asics Golden Four SP para o Garmin Connect.
Conectei o Ant+ USB e liguei o 610. Até aí nada de mais. O Garmin Ant Agent começou a sincronizar com o 610 e depois de alguns segundos começou a enviar os dados para o Garmin Connect.
Infelizmente e não sei porque  transmissão finalizava mas os dados não iam para o site.
Lembrei do Garmin Training Center e logo após iniciá-lo, conseguí ver os dados da minha corrida em sua janela. Chequei os dados e fui enviá-los ( pelo Garmin Training Center ) para o Garmin Connect, o que aconteceu sem problemas.
Ao entrar no Garmin Connect, eis que aparece a surpres. O mapa com o trajeto da minha corrida estava assim.

Apaguei, verifiquei no GTC novamente e fiz o upload para o GC. Igual.
Tentei fazer o upload direto do 610 via Ant Agent mas não finalizava. Pensei que era algo que eu havia feito ( ou não ) durante a corrida.
Lembrei que no MacOS os dados das corridas são salvas em um diretório e que o GC possui a opção de upload manual dos dados. Foi o que eu fiz e olhem como apareceu agora.

Reparem que o ganho de elevação também está diferente.

O que pode ter sido?! Não sei explicar isto, ainda...

Acabei de verificar que meu GTC não está mais funcionando. E como a Garmin terminou o suporte para o mesmo, não tenho como conseguir ajuda a não ser nos foruns da Internet.
E nesses foruns acabei encontrando referencias do Golden Cheetah m programa local (pra ser instalado no seu micro) e que pode entre outras coisas editar os laps (ou voltas).
Em alguns relógios como o 610 não é possível editar os seus laps ou seja, não dá pra apagar um lap que voce acidentalmente criou. Antes com o GTC era possível editar a sua corrida e enviar para o GC.
Com o Golden Cheetah voce terá que importar a sua corrida (arquivo em formato .tcx que o Ant+ Connector envia para o GC mas que guarda uma cópia em seu micro), edita-la, exportar em tcx e finalmente fazer um upload no GC.
Complicado?! Provavelmente...antes com o GTC (se o seu ainda funciona, aproveite) era possível puxar a corrida do seu relógio, editá-la e enviá-la para o GC.

Vamos ver se encontro outras ferramentas para substituir o GTC...

7 comentários:

Mayumi disse...

Vixe! Não entendi nada! Rsrsrs. Um dia, ainda chego lá! Rs.

Anônimo disse...

Qual a diferença entre o GC e o GTC. Não entende pq temos que ter os 2.
Obrigado e parabéns pelo blog.
Bruno

Valter Ide disse...

Bruno,


Resumidamente: GTC não precisa de conexão internet para visualizar os dados e o GC precisa.

O GTC era a ferramenta que utilizávamos antes do 405. Quando tínhamos apenas o 205/305 era necessário ter o GTC no seu micro para visualizar os dados.
A partir do 405 o GTC foi substituido pelo GC com uma interface web e uma conexão sem fio (Ant Agent) entre o 405 e o micro, diferente da conexão por fio via USB/cradle do 205/305.

A versão corrente do GTC é interessante porque possibilita voce visualizar os dados no seu micro sem ter que ter conexão com a Internet para enviar os dados. O envio pode ser feito posteriormente através do próprio GTC.

O GTC pode exportar os dados selecionados para vários formatos enquanto que o GC não. E é possível enviar os dados do GTC para o GC mas não do GC para o GTC.
Há algumas outras ferramentas no mercado que podem fazer o mesmo (ou melhor dependendo do que procura) trabalho que o GTC e/ou GC mas alguns somente conseguem importar os dados do GTC.


Abçs.


Valter

Carlos Feoli disse...

Valter, procurando resolver meu problema (inédito e pouco lógico) cheguei no teu blog. POr favor, veja se consegue me ajudar.

Tenho o 405.
Na memória do relógio tem 20 treinos (por exemplo), todos aparecem no visor do relógio.

Mas quando mando o GC, através do ant agent, buscar no relógio, ele busca todos menos o 19º treino(por exemplo).

Tentei até no GTC, ele busca todos os 20 menos o 19º (lembrando que aparece no visor do relógio).

Sabe como me ajudar?
Grato

Valter Ide disse...

Carlos,

Tive um problema um tanto incomum também. Uma das minhas corridas não ia pro GC e quando ví no GTC estava todo embaralhado. Procure por um post meu com a tag "Golden Cheetah" para ver o que era.

No seu caso, posso suspeitar de algo parecido.
Acho que pode ter algum "pedaço" da memoria do Garmin está com problema. Pode ser físico ou simplesmente lógico. Depois de resolver este problema, tente um hard reset ou apague todos os dados da memória para zerar e começar de novo. Se for lógico, isto vai corrigir. Tive um caso no passado com um outro Garmin onde eu não apagava os dados e qdo precisava descobria que a memoria estava cheia e saia apagando as corridas só que nisso eu apagava uma corrida de 1 mes atrás, outra de 3 meses atrás, etc.. e ia criando "buracos" na memória. Será que por algum motivo o GC não considerou as duas últimas corridas como uma só?

Se o problema for físico (acho que não é porque problema fisico geralmente aparece alguma mensagem), vai ter que levar em alguma autorizada. Apareceu no facebook e no site do RunningNews uma matéria sobre uma autorizada Garmin perto do aeroporto de Congonhas, indicando ser muito boa.

Voce corre o risco de perder o dado, infelizmente.
No caso de utilizar um Mac voce consegue acessar uma cópia dos dados que são enviados para o GC, use esta página para maiores informações:
https://support.garmin.com/support/searchSupport/case.faces?caseId=%7B6e1aa610-6d25-11dc-6782-000000000000%7D
ou procure pela página com o seguinte assunto:
Where does the ANT Agent store my history
Se o dado estiver no micro mas tiver algum problema (algum caracter "lixo" que impede o dado de ser reconhecido pelo GC) voce pode até editá-lo com algum software presente na Internet e tentar envia-lo pelo GTC novamente. Lembre-se de fazer um backup (copia de segurança) antes de editar o arquivo.

Como eu disse, na pior das hipóteses voce pode perder este dado.
Se todas as tentativas não tiverem sucesso (tentar enviar para o GC ou GTC como voces já fez ou usar outro software para retirar este dado do seu Garmin, editar o dado já presente no micro, etc..) voce pode apagar o dado no seu relógio e fazer testes como:
- gravar mais uma corrida e tentar enviar para o GC;
- soft reset, gravar mais uma corrida e tentar enviar para o GC;
- hard reset, gravar mais uma corrida e tentar enviar para o GC;
- apagar tudo e começar de novo.

Espero que ajude, eu acredito que seja algo lógico (problema no dado).


Abçs

Unknown disse...

passei um treino para o garmin conect e por um descuido deletei, agora tento reenviar e não consigo , meu garmin é o 620
alguém pode ajudar?

Valter Ide disse...

Cleide,

No Garmin Connect pela web tem uma opção para importar a sua atividade (ou corrida). O que é precisa saber agora [é onde está essa corrida dentro do seu micro. A primeira coisa a se saber onde estão os arquivos tcx (único formato que pode ser importado para o GC) dentro do seu micro.
Achei esta página com algumas dicas de locais onde podem estar salvas as suas corridas https://sites.google.com/site/veloherohelp/frequently-asked-questions/where-can-i-find-my-tcx-files-from-garmin-ant-agent
Onde aparecer voce coloca o que aparece no seu computador. Se for Mac siga o caminho citado. Se for Windows10, acredito que seja o mesmo do Windows8. Dica: para não ter que procurar pelo , vá apenas até o "Devices"...a partir dai vai ser um trabalho de detetive pra encontrar a corrida que voce apagou mas como os arquivos são salvos com o dia+hora, não é tão "impossível".
Após isso voce só tem que importar para o GC e pronto.

Att,

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.