sexta-feira, 23 de maio de 2008

Você corre longe de casa, sozinho?!

Quem não corre longe de casa (do outro lado da cidade, em outra cidade, estado ou país), sozinho ou mesmo com um grupo de pessoas que acabou de conhecer (ou numa corrida sem conhecidos)?!

Pois bem, eu já corri duas vezes a Maratona de New York onde temos 38mil corredores falando muitas línguas diferentes além do português e do inglês. Alguns conhecidos estavam junto mas não no mesmo ritmo ou por perto durante a corrida. Eramos umas 10 pessoas no meio de 38mil! O que aconteceria se eu tivesse um problema (atropelamento, queda, desmaio, etc..) no meio daquele mundo de gente?! Com certeza eu seria socorrido e se necessário levado a um hospital. Se estiver consciente, poderia conversar com os médicos. Mas se eu estiver inconsciente, como o médico poderia saber dos meus problemas de saúde e os medicamentos que eu uso no dia-a-dia?! Ou mesmo qual o meu tipo de sangue?!
Agora imagine se fosse você?! O que você acha que aconteceria?!
Bom, nem precisaria ir tão longe como New York nos Estados Unidos. Eu já participei de uma corrida em Mogi das Cruzes onde passava por trechos totalmente no meio do mato. sem público ou fiscais. Uma situação um pouco mais grave por estar no meio do mato mas mesmo assim até o médico encontrar algum dos meus amigos que estavam lá poderia tomar tempo.

Mas para situações como estas acabei encontrando um produto muito interessante para nós corredores. Chama-se RoadID (no Brasil há um equivalente chamado SportsID) e sua divulgação começou justamente porque um dos editores da revista americana Runner's World foi participar com uma equipe da corrida Hoad to Cost, passou mal voltando pra cas e não estava com nenhum tipo de identificação e/ou dado médico o que dificultou o atendimento dos médicos que não sabiam nem ao menos o nome do paciente. Depois disso a revista fez um promoção onde os primeiros 2000 leitores receberiam um RoadID com seus dados, de graça.
Eu tenho o meu. O SportsID (como o da esquerda)fiz em 2006 e o RoadID (a direita) em 2007. Tem meus dados como tipo de sangue, telefone de casa e da minha esposa. Agora sinto mais segurança em correr onde tenho poucos conhecidos ou mesmo quando vou treinar em locais como a estrada velha para Santos onde muitos corredores e ciclistas fazem seus treinos.


Esta é uma dica interessante e que nos dará mais segurança. Tem gente que coloca até o número do seu convênio médico para não ter que correr com a carteirinha.

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.