sexta-feira, 23 de maio de 2008

ING New York City Marathon - terceira dica: Carboidrato em gel, repositor energético líquido, café da manhã na concentração...

Já está na hora de falar sobre New York.....Carboidratos...isso é importante numa corrida longa como a Maratona. Mas se puder, deixe para comprar na feira de esportes da Maratona de NY, eles custam US$1 cada e você ainda pode comprar as novas versões /sabores de PowerGel e Gú.
Se você viu meus posts sobre cafeína/café e corrida, vai poder comprar os carboidratos com cafeína. O detalhe é que os carboidratos com cafeína nem tem sabor de café como alguns podem pensar.

No dia da Maratona você vai ter que acordar cedo. Se estiver em um dos hotéis de Manhattan, prepare-se para acordar perto das 5hs para pegar o onibus da organização em frente da Biblioteca Pública de New York ( assistiu "O Dia depois do Amanhã"?! É essa mesmo. ) pois o trajeto de Manhattan até a largada da Maratona na Ponte Verazano-Narrows (Staten Island) demora aproximadamente 1h.
E o café--da-manhã?! Tem um lá esperando pelos corredores!
Café pela Dunkin' Donuts, Gatorade pela gatorade, barras pela PowerBar, etc... uma festa! E a principal fonte de carboidratos: bagel!
Pra quem não conhece o bagel (na foto ao lado) é um pão em formato de anel. Bem "massudo" eu diria mas muito rico em carboidratos. Aproximadamente 10cm de diâmetro.

Ok. Como o tempo de espera até a largada é longo, aproveitem para descansar. Por isto muita gente leva cobertor (velho) ou toalha (velha): pra forrar o chão ou cobrir o corpo e dormir um pouco.
Se comer demais, não se preocupe pois há muitos banheiros nessa área.
Falando nisso, assim como a largada divide-se em 3 grupos a concentração de cada grupo é diferente também.

Mas o Gatorade é distribuido somente na concentração?!
Não! Durante o trajeto da Maratona há distribuição de Gatorade (em copo) a cada 2milhas a partir da milha 4. E a partir da milha 22, a distribuição de Gatorade (em copo) é a cada milha.
Ainda temos a distribuição de água (em copo) a cada milha a partir da milha 3.
[ 1milha é aproximadamente 1,60km ]
Água e gatorade são distribuidos em copos abertos, logo prepare-se para descobrir a melhor maneira de tomar e correr sem derramar (muito). Depois de muitos copos eu descobrí que apertar o copo deixando a boca do copo com um formato bel ovalado e tomando por um destes ¨bicos¨ é melhor do que deixá-lo com o formato arredondado/normal. Assim conseguí tomar água/gatorade e correr ao mesmo tempo. Descubra/desenvolva o seu método de tomar água em copo aberto também, ou use a minha.

Outro detalhe é não beber muita água pois o aumento de água no corpo significa maior perda de água pelo suor (alem do desconforto para correr de barriga cheia de água) enquanto estiver fazendo exercícios. Só que junto com o suor perderemos sais como o sódio.
Beber água significa ingerir apenas água, nada de outros sais como o sódio. Prefira o gatorade mas na falta ou se quiser algo melhor para repor o sódio perdido no suor, leve cápsulas de sal (Saltstick) vendidas em algumas lojas de materiais esportivos como a FastRunner em SP e RJ.
Na Maratona de New York de 2007 eu levei algumas cápsulas de sal e foram úteis. Usei conforme a indicação do fabricante (a cada 1hora e meia) e conseguí terminar a maratona inteiro.

E os carboidratos em gel?!
Há um posto da PowerBar para distribuição de sachês de PowerGel na milha 18.


Deve ter percebido que não precisa beber água ou Gatorade em todo posto ( ok, ok....não estamos acostumados com tanto Gatorade mas controle-se ) e nem levar gel para toda a Maratona. Calcule a quantidade de sachês necessários para chegar até a milha 18 ( km 29 aproximadamente ) e pegue os sachês necessários para terminar a Maratona.

[ Eu usei um sachê na largada, o segundo após 1h e os demais foram um a cada meia hora. Foram 10 da primeiraz vez (marinheiro de primeira viagem, levei todos no bolso do shorts) e na segunda foram 5 e peguei mais alguns no posto de distribuição. Mas você pode usar outra distribuição de horário. ]

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, os géis de reposição são ótimos para todos os tipos de competição e treinamentos.

Eu os utilizo nas corridas de aventura, junto com o malto e as barras de proteína.

Abraços!
Rodrigo Stulzer
traspirando.com

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.