segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Já viram um filme chamado...

"Running on the Sun - The road to hell is 135 miles long"?!

Ou eu deveria perguntar: Já ouviram falar de uma corrida chamada Badwater 135?! Este ano ocorreu de 14 a 16 de Julho.

Bom, o filme é sobre a corrida Badwater que acontece no deserto de mesmo nome na California, USA. São 135milhas (217km) no deserto com um calor de 46°C na largada (10am) e todos os participantes possuem carro de apoio. Apoio que leva água, isotônicos apenas ou misturas de isotônicos (ou "coquetel" como alguns dizem) entre outras coisas.
A corrida costuma durar pelo menos 24hs e os atletas podem parar para descansar nos carros de apoio ou mesmo em hotéis. Alguns fazem paradas nos carros de apoio e acabam tirando os tênis para mergulhar os pés em baldes de água para refrescar.
Muitos, se não dizer todos, acabam com bolhas nos dedos dos pés e em muitos casos acabam furando para não incomodar. Outros cortam a ponta do tênis para deixar os pés mais confortáveis.
Alguns corredores com pernas mecânicas (sim, paraplégicos...na verdade para-corredores ou para-ultra-corredores/maratonistas?!), mulheres de 30 e poucos a 56 anos. Estrangeiros e americanos. Militares como um Major que teve como equipe de apoio soldados do seu batalhão.

Bart Yasso da revista Runner's World participou desta corrida anos atrás e trocava os tênis de tempos em tempo porque a sola dos mesmos não suportava o calor do deserto.



E aproveitando eis alguns posts do nosso amigo Jorge Maratonista sobre superação:
Superação, Superação-2, Superação-3, Superação-4 (sobre o ultramaratonista Marcio Villar da foto ao lado, terceiro brasileiro a terminar a Badwater-135 depois de Sergio Cordeiro e Valmir Nunes) ,


E vocês sabiam que o Vamir Nunes, atleta Brooks, não só correu como venceu em 2007?! E ainda mais, terminando em 22h51m29s ele bateu o resorde de 2005 que era de 24h36m08s de Scott Jurek.
A equipe de apoio foi formada pelo Ely Behar que competiu sua segunda Comrades em 2007.
Eis um video (parte 1, a parte 2 é a entrevista de campeão) com a chegada do Valmir na Badwater 2007:


Em 2008 tivemos também a participação do Dean Karnazes (aquele das 50 maratonas em 50 dias no ano de 2007) que terminou em 4° lugar com 27h11m. Esta corrida foi depois do meu post sobre a Gobi March (que aconteceu de 8 a 14 de Junho).
O vencedor foi do americano Jorge Pacheco com 23h20m16s. O tempo dos brasileiros: Marcio Villar terminou com 42h07m53s e João Sacks Prestes com 42h42m14s.

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.