sexta-feira, 18 de abril de 2008

Longão = Maratona ?!?!

Para alguns uma maratona é um longão. 42km é muito chão (ou não?!). Se for rápido como um Marílson vai terminar uma maratona, ou os longos 42km, em 2hs e alguns minutos.
Já imaginou correndo 42km?! E 2hs?! O que é pior ou mais massacrante?!
Agora ponha-se no seu lugar, em quanto tempo espera terminar a maratona?! 3hs?! 4hs?! 5hs?!
Fiz duas vezes a Maratona de New York. Em 2006 fiz em 4h27m40s. Em 2007 terminei em 4h06m13s. Mais adiante coloco as dicas e "roubadas" destas duas viagens.
Mas voltando ao assunto Maratona.....
Vamos discutir alguns pontos:
1- um corredor que corre 10km em 1h pode terminar 42km em pouco mais de 4hs mas menos de 5hs
2- um corredor que corre regularmente longos de 30km pode aguentar uma maratona
3- um corredor magro aguenta terminar a maratona mas um corredor "mais cheinho" não
4- é preferível ir devagar mas terminar inteiro a maratona do que ir rápido e terminar "acabado"
5- maratona é coisa pra Marilson, Franck e Vanderlei. Eu prefiro as corridas mais curtas
6- ou terminar em menos de 4hs é coisa pra Marilson, Franck e Vanderlei. Eu termino em 5hs ou mais

Bom, vamos lá...
1. essa conta pode estar parcialmente errada, numa maratona seu rendimento não é linear. Logo multiplicar o seu tempo em 10km por 4 assim como fez com a distância não reflete a realidade. O que eu costumo fazer é aproximar os tempos mas sempre usando uma referência. Por exemplo, faço 10km em 50mins logo meu tempo para 20km deve ser algo entre 1h55m e 1h58m. Para as meias meu tempo médio é de 2hs (geralmente no primeiro semestre fico perto das 2h05m e no segundo semestre diminuo para 1h50m), logo uma maratona em 4h10m é algo razoável. Estou admitindo que a minha segunda metade nas corridas é mais lenta. Alguns conseguem melhorar mas não é o meu caso.

2. sim pode ser mas o modo de como faz esses 30km regularmente vai ditar o ritmo na maratona e o tempo final

3. nem tanto. Apesar do magro ser mais rápido ele é também mais leve o que faz que a quantidade de energia gasta para levar essa massa seja menor. Portanto nem sempre a reserva de energia ou quantidade de músculos vai ajudar. Vejam os maratonistas como Vanderlei e Marilson são magros.

4. bom, terminar rápido a maratona é o ideal. Imagine um corredor que termine a maratona em 6hs, por mais devagar que seja são 6hs de corrida. Agora imagine o vencedor que termina em aproximadamente 2h10mins os mesmos 42km que outros levam 6hs. Quem sofre menos?! Sofre menos quem correr em menor tempo pois castiga menos o corpo. Isso não significa que temos que correr a maratona em menos de 3hs mas muitos treinadores dizem que terminar perto das 4hs é um tempo muito bom. Sabiam que a maioria do pessoal que corre na maratona termina perto das 4h45min?!

5 e 6. com um bom treino, preparo físico e principalmente mental/psicológico é possivel sim correr uma maratona. Não precisa ser Marilson, Franck ou Vanderlei. Cada um corre no ritmo que achar melhor para seu corpo. O mais importante é treinar a mente para aguentar 42km. Outro dia ouví de um treinador que a diferença entre os atletas de elite e os demais corredores é que o pessoal da elite consegue aguentar mais as dores do que os demais. Isso é verdade, eles não são diferentes de nós. Ele são humanos como nós.

Num desses treinos que uma grande marca de tênis faz em SP, ouví uma dica muito boa de um treinador: pra correr tem que ter base!
Logo pra correr 10k você tem que ter base nos 5k. Se vai correr uma meia tem que base nos 10k e assim sucessivamente. Isso implica em dizer que pra correr uma maratona tem que ter corrida uma meia e ter feito pelo menos um longo!
Aliás longo foi um treino muito comentado por este treinador. É importante o corredor fazer um longo antes da prova (maratona) e se possível "quebrar" nesse longo/treino porque aí o corredor vai saber o seu limite, vai saber o que é correr 30, 40kms. E essa "quebra" ajuda na auto-confiança também.
Lembro que no ano passado, durante o treinamento para a minha segunda NY fui fazer um longo e quebrei perto dos 30k. Meu treinador queria que eu terminasse 30k em 3hs mas não conseguí. No ano anterior havia feito dois longos de 20k e não havia sentido nada, terminei "na boa".
Nem por isso fui mal em NY. Muito pelo contrário, melhorei 21mins o meu tempo!!!
Se este fosse novamente treinaria para quebrar em mais de 3hs. Com certeza meu tempo melhoria um pouco mais. Pouco porque chega uma hora em que por mais que treinamos a melhora no tempo é pequena. Sinal que estamos chegando no nosso limite.
Como agora, limite pra mim..tenho que ir dormir...amanhã pretendo treinar. Boa noite!

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.