quarta-feira, 16 de abril de 2008

Frequencímetros (relógios)

Já falamos de tênis e vestuário (camisetas, shorts e meias), vamos falar um pouco de frequencímetros (ou relógios de corrida).
Existem muitos tipos e modelos, marcas e cores. E agora ainda a Nike lança o SportBand para quem não quer usar iPod para conectar no seu tênis Nike+ (vide post anterior sobre lançamentos).
Bom, temos relógios de corrida com e sem cinta para monitorar os batimentos do coração. e ainda os que apenas são monitores cardíacos apesar de serem poucos hoje em dia.
Relógios simples todas as marcas possuem. Mas os mais sofisticados podemos listar a Garmin, Polar, Timex, Nike e Suunto.
A Garmin possui modelos com ou sem GPS, integrados à caixa do relógio o que diminui o conjunto para apenas relógio e cinta.
O Polar não possui GPS mas sim um sensor que deve ser colocado no tênis e medir as distâncias pela quantidade de passos.
Timex possui GPS mas não integrado à caixa do relógio e sim como uma terceira peça do conjunto.
A Nike não possui nem GPS ou contador de passos mas se considerarmos o conjunto Nike+iPod, teremos um contador de passos da Nike. Isso sem falar no novo SportBand.
Suunto possui um módulo GPS separado do relógio e também um contador de passos.

O mais importante em um relógio ou monitor cardíaco é a possibilidade dele marcar o seu tempo de corrida e mostrar a sua frequencia cardíaca e assim estar atento a qualquer mudança nos batimentos do seu coração. E não se esqueça de consultar um médico antes para saber das suas condições para atividades físicas.

Bem vou falar dos frequencímetros que eu já utilizei.
Tive um dos primeiros modelos da Nike com cinta para monitorar a frequencia dos batimentos do coração e infelizmente não fiquei contente com o produto. Além dos problemas de monitoração (uma vez caminhando sozinho conseguí bater 220bpm!!!) tive muitas ocorrência de queima da cinta. Deixei de lado....
Mudei para um Timex Bodylink com GPS. Muito bom como monitor cardíaco e razoável como GPS pois conectar com os satélite era m uito difícil. Manter conectado um pouco mais. Depois comprei o módulo para capturar e transmitir os dados para o micro. E no final, corria com o relógio, cinta, GPS e módulo de armazenamento. Pesava. Mas foi bom enquanto usei.
Finalmente em 2006, durante a feira da maratona de NY comprei um Garmin ForeRunner 305 que consiste em apenas relógio e cinta mas que possui GPS (mais sensível e que se conecta rapidamente ao satélite) no relógio (que armazena os dados e transmite para o micro através de um cabo USB por onde a bateria é recarregada) e cinta para monitorar o coração.
Nem preciso dizer que estou muito satisfeito com o Garmin 305. Mesmo parecendo grande, ele é leve e a quantidade de informações que ele pode mostrar durante uma corrida faz dele um relógio ideal para os corredores que querem mais informações além do tempo total ou parcial de uma corrida.

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.