quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dor atinge corredores....

Achei este artigo tão legal que resolvi simplesmente copiá-lo...não sei se vocês chegaram a ver.


14/11/2008 - 09h53

Dor atinge 71,2% dos corredores amadores no Brasil

FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Dados da Corpore, a maior organizadora de corridas da América Latina, comprovam o que pode ser visto nas ruas: correr é um esporte cada vez mais popular. Nos últimos cinco anos, aumentou 155% o número de inscrições em provas da instituição --são 4 milhões de corredores no Brasil.

Mas um estudo feito com 7.731 corredores amadores mostra que a maioria tem muitas dores e lesões devido à atividade --e não sabe se prevenir nem se cuidar corretamente.

É a maior pesquisa com corredores amadores do país, que será apresentada hoje no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em Porto Alegre. O levantamento foi feito pelo Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia, com a Corpore e a Sociedade Brasileira de Traumatologia Desportiva, a partir de perguntas por e-mail.


Henrique Manreza/Folha Imagem
Empresário Gilberto Tarantino, 46, corre desde 2001 e superou a "rotina de lesões" depois de procurar orientação profissional
Empresário Gilberto Tarantino, 46, corre desde 2001 e superou a "rotina de lesões" depois de procurar orientação profissional.

Os resultados mostraram que 71,2% dos entrevistados já sentiram dor em decorrência do esporte e não procuraram um médico e que 53,1% já tiveram lesões, especialmente no joelho, no pé e no tornozelo --tendinite e fascite plantar estão entre as mais citadas.

Quando a dor vem, quase metade diz que só coloca gelo na região, 42% param de correr temporariamente e --o dado que mais assustou os especialistas-- 30,6% já tomaram antiinflatórios sem receita médica. "São remédios que exigem prescrição. Seu uso crônico pode levar a problemas gastrointestinais e cardiovasculares", diz o autor do estudo, o ortopedista Rogério Teixeira da Silva.

Segundo ele, o gelo é um ótimo analgésico, mas o perigo é recorrer a ele sempre e deixar de procurar o médico quando necessário. "A dor pode ser uma manifestação inicial de uma lesão pior", afirma.

O educador físico Mário Sérgio Andrade Silva, diretor técnico da assessoria esportiva Run & Fun, acredita que muita gente não vai ao médico por achar que ele vai suspender o treino. "É inegável que a pessoa, quando toma gosto pelo esporte, não quer ficar sem correr. Muita gente não pensa a longo prazo e se automedica."

Ele diz que muitas pessoas ficam tão motivadas quando começam a correr que acabam querendo pular, por exemplo, de uma prova de 10 km para outra de 15 km imediatamente. "A corrida é muito sedutora. Emagrece, condiciona, favorece a interação, tem eventos bonitos. Mas é um exercício de impacto e, como todo esporte, exige um tempo para evoluir. Ninguém começa a jogar futebol ou a nadar com seis anos e está na Olimpíada aos dez."

Orientação

Segundo Rogério Silva, outro dado ajuda a explicar o alto índice de lesões e dores: mais de 60% correm sem orientação técnica. Aqueles que tinham um técnico de corrida acertaram mais a hora de "aposentar" o tênis, por exemplo.

Enquanto a maioria disse que troca de tênis quando a sola está gasta, só 15,3% seguem a orientação correta: mudar o calçado após percorrer de 500 km a 700 km com ele.

O empresário Gilberto Tarantino, 46, que corre desde 2001, diz que antes de ter orientação comprava tênis "pela moda". "Agora sei que não preciso do mais caro, mas que tem que ser bom para meu tipo de pisada. E que tem vida útil."

Ele conta que chegou a ter dores todo mês e que vivia no fisioterapeuta. "Achava que quem corria tinha que sentir bastante dor. Minha dor "andava" pelo corpo, da perna para a lombar, de lá para outro local."

Gilberto também diz que fazer musculação o ajuda a prevenir problemas --neste ano, não teve lesões-- e conta que aprendeu a "ouvir o próprio corpo". "Se estou muito cansado, treino outro dia. Antes, ia até o fim mesmo com dor."

Para Rogério Silva, o estudo mostra que é preciso informar melhor os corredores, os treinadores e os médicos. "Quando é feita de forma adequada, a corrida é uma atividade muito benéfica e saudável."

2 comentários:

Mayumi disse...

É, Valter, tem que tomar muito cuidado com as dores e com os medicamentos tb! Ouvi muita gente dizer que toma antiinflamatórios "antes" de uma prova longa. Perguntei à nutricionista e ela disse que não era para eu imitar os outros, pois no meu caso, eu tomo outros remédios, e o antiinflamatório poderia ser prejudicial à circulação sanguinea, poderia ter sérios problemas cardiovasculares! E tomá-lo antes de correr, não ia ajudar em nada, pois não ia ter efeito algum! Então, nem na maratona, tomei antiinflamatório, nem antes e nem depois! E não tive problemas com dores tb! E confesso tb que não fiz o banho de gelo, recomendado por vc! Rsrsrs. Sorry, mas estava muito frio, preferi encher a banheira com água quente e relaxar! Rsrsrs. Fiz um ofurô!!! Bjs. Até mais!

Valter Ide disse...

Verdade Mayumi, para cada caso há uma maneira correta de se tratar.
No caso dos antiinflamatórios, pelo que eu andei lendo/pesquisando o Tylenol é "menos agressivo".
Agora com relação ao banho frio eu fiz e posso até recomendar...rs...já tinha lido que os jogadores de futebol americano fazem este tipo de tratamento após os jogos. Dean Karnazes fazia após as maratonas (das 50 maratonas em 50 estados em 50 dias). Logo não deve ser prejudicial.
Mas mesmo assim depende de cada um....


bj

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.