quarta-feira, 9 de julho de 2008

ING New York City Marathon - quinta dica: chegada


Pessoal, as dicas estão acabando....
Já falei sobre mapa, roupa, carboidrato e pace da corrida. Sempre lembrando que:
- o mapa é unico (só uma rota), não tem o que mudar (não, não vale cortar caminho);



- roupa da corrida depende de cada um. A muitos correm de blusa e outros de camiseta regata mesmo. Alguns dos que correm de blusa até chegam a terminar a corrida com elas, outros tiram no meio da corrida;

- carboidrato (gel) é importante e para uma corrida de pelo menos 4hs (desculpas aos corredores de elite...rs), é necessário um pouco de energia extra. Você pode comprar os sachês na feira de esportes que antecede a maratona mas não se esqueça que há distribuição de PowerGel na milha 18, isto pode ajudar o seu planejamento para carregar mais ou menos sachês;

- pace também depende de cada um mas escolha o mais confortável para você. Dependendo do seu pace a quantidade de carboidrato muda.


Faltou alguma coisa?! Acho que não.
Altimetria da Maratona?! Como ela tem pelo menos 4 pontes, é de se esperar que tenha 4 subidas e 4 descidas. Esteja preparado. Ainda mais porque a primeira ponte, a da largada, pode ter muito vento por ser alta e de frente para o mar.


Mas sua maratona não vai ser diferente das demais corridas que tem participado.

- Vai ter uma concentração antes da largada e você vai aproveitar bem esse tempinho pra relaxar bastante.
- Você vai largar junto com um monte de gente (você e mais 38mil corredores) atravessando uma ponte longa já de cara.
- Vai ter bastante água e gatorade te esperando ......mas não pode demorar muito senão não vai sobrar nada além de copos vazios.
- Mas tenho certeza que dentro dos quase 40mil corredores...

...você não sairá correndo tão rápido que nem as câmeras conseguirão registrar sua passagem.

- Mas não se empolgue, diminua a velocidade pois ainda faltam algumas milhas. Não seja como o Marilson pois atrás dele haviam muitos kenianos...deixe os kenianos correrem no ritmo deles...





- Quando ver uma placa como esta avisando que faltam apenas 400 metros:

Não se esqueça: é agora ou nunca! Afina já se foram 41.795 metros desde a largada.

E aí poderá ver a tão esperada e (em alguns momentos da maratona você deve ter pensado: onde está esta *&%$#?@ da chegada?!) querida chegada.
Faça uma pose quando atravessar a chegada mas de preferência deixe seu número de peito á mostra para que os fotógrafos possam tirar um foto bem legal e possa ser identificado facilmente.
Grite, chore, xingue, pule ou simplesmente pense: eu conseguí!!!




- Mas ainda falta mais um "maratona a ser cumprida". Você vai ter que enfrentar esse mundo de corredores cansados que querem a mesma coisa que você: pegar suas coisas e ir ao encontro da sua família! Costuma demorar até 1h entre cruzar a linha de chegada e encontrar com a sua família. Novamente, esteja preparado.

E pra finalizar, todo seu esforço será recompensado com uma medalha como esta. E até encontrar sua família, vá observando-a, ela tem todo o seu suor e esforço feito para terminar essa corrida que chamam de Maratona. Lembre-se, ela pode ter um peso muito grande pois não são todos que tem uma dessas mas tenha certeza que ela é sua e você fez por merecer.
Você poderá mostrar para seus amigos e dizer "Eu completei os 42kms de New York!"


No final dos 42kms você vai querer pensar melhor antes de encarar uma Maratona novamente. Mas pode fazer como eu que gostei tanto da Maratona de NY que voltei no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.