domingo, 29 de março de 2009

A Utilização do Gelo em Lesões Ortopédicas ( crioterapia )

Eis alguns parágrafos de um texto interessante que saiu no site da Clínica Dr. Osmar de Oliveira:

"A utilização do gelo como proposta terapêutica para o alívio da dor é denominada crioterapia, e até hoje alvo de controvérsias em relação a sua utilização."

"
Apesar de ser considerado um antiinflamatório natural, o gelo nem sempre diminui a resposta inflamatória, como se acredita no meio esportivo, mas reduz os sintomas e sinais clássicos da inflamação: dor, inchaço (edema), vermelhidão (rubor), aumento da temperatura local, e diminuição da função do membro ou da articulação."

"
Os principais efeitos da aplicação do gelo (crioterapia) são a diminuição da dor (analgesia) e do espasmo muscular, sendo que diversas teorias são propostas pelos autores para explicar estes efeitos."

"
Ainda que sua utilização seja controversa, eu utilizo e recomendo gelo tanto na fase aguda quanto nas fases crônicas no tratamento de lesões ortopédicas."

Autor:
Dr. José Marques Neto é ortopedista da Clínica Dr. Osmar de Oliveira.


Como podem ver, crioterapia é um assunto controverso mesmo com a sua utilização sendo amplamente divulgada (quem não viu a imagem do jogador do Corinthians, Ronaldo, mergulhando num tambor com água+gelo após os treinos?! Ou mesmo o Ultramaratonista Dean Karnazes entrando numa mini-piscina após cada uma das 50 maratonas em 50 dias?!).
Deve ser utilizado conforme a reação do seu corpo. No meu caso, a cada uma das 3 maratonas que completei (NY 2006 e 2007, Disney em 2009) fiz uso da crioterapia e o resultado foi positivo.

A propósito, pra quem não conhece vale a pena dar uma passadinha no site do Dr. Osmar de Oliveira. Existe uma parte interessante que são os causos do esporte onde há algumas histórias interessantíssimas que o Dr. Osmar viveu como quando foi narrar um jogo da seleção japonesa de futebol mas não tinha a escalação dos times.

7 comentários:

Paulo Massa disse...

Olá Valter!

Sempre me dei bem com gelo, acho que funciona bastante para mim.

Mas creio que seja específico para problemas musculares, né? Acabei de fraturar uma costela, apesar de já ter colocado gelo acho que é um placebo no caso, já que a cicatrização do osso é espontânea e o gelo não vai ajudar.

Muito bons seus últimos posts, sobre o FR60, o Bruce e o TrailRunner. Desconhecia os três!!! Valeu pelas ótimas informações.

Grande abraço!

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Valter meu camarada, boa noite, bom eu te confesso sempre quando faço treinos longs, depois dos alongamentos eu sempre passo gelo nas pernas e ajuda muito...
Olha um passarinho (Mayumi) me contou a novidade pos queria te ligar para lhe dar os Parabéns pelo nascimento de sua filha, mais não possuo o seu número...Então vou desejar mais uma vez Parabéns, que Deus possa abençoar vc, sua esposa e sua filha em todos os sentidos.
E espero que quando o baby crescer, siga os passos do pai.

Um abraço e bons treinos.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Valter Ide disse...

Paulo Massa: verdade, eu tambem uso gelo quando exagero nas corridas. Nas minhas 3 maratonas fiz um "banho de gelo" depois de terminá-las. Acredito que seja mais para problemas musculares mesmo. Pelo que eu ouvi, ajuda na recuperação muscular.

Jorge: igual caso ao meu e do Paulo. Sempre ajuda.
Esse passarinho está de molho mas está bem ligada...rs...obrigado!

Mayumi disse...

Oi, Valter, pai fresco! A "passarinho" aqui está bem ligada, sim! Rsrsrs. Estou passando gelo no olho para desinchar! Olha, funciona quando as veias estão muito dilatadas! E no caso específico do olho, que não pode ficar muito vermelho, ajuda muito, sim! Porém, no caso das pernas, Valter, eu acho que esquentar também pode ser uma boa! No frio de NY, não tive coragem de entrar na banheira com gelo e enchi com água quente! Relaxou e resolveu também! No dia seguinte, as únicas dores que sentia, eram de músculo parecendo ter treinado um pouco mais forte, mas nada muito anormal. Agora, não vá botar a sua filha no gelo, hein? Rsrsrsrs. Muito obrigada pelo apoio! Qualquer dia destes, vou aí! Bjs. Mayumi

Valter Ide disse...

Pois é Mayumi, a Bia está dando um show na gente...rs...
Dizem que o banh frio é bom mas já ouví dizer de banho quente também.
Eu acho que cada tem que experimentar e ver o resultado que lhe agrada mais.
No meu caso foi o banho frio...

renata batista disse...

Muito interessante as dicas do doutor Osmar.

rodrigo disse...

Sempre tive dúvidas sobre o uso do gelo. O post ajudou bastante a sana-las.

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.