domingo, 5 de junho de 2011

Garmin Forerunner 610: primeiras impressões


O Forerunner 610 é muito legal. Alguns dos pontos abaixo eu tirei do próprio FAQ do 610 no site da Garmin:
  • [update-1] Há relatos de que esta assistência técnica de SP está aceitando a garantia Garmin mesmo dos equipamentos comprados fora do Basil;
  • [update-2] Os primeiros 610 vinham com a tampa traseira de metal e acabavam oxidando (o meu é um destes casos), os novos tem vindo com uma tampa de plástico mas não sei precisar a partir de quando foi feita essa troca. A Garmin troca a tampa se estiver na garantia mas caso contrário a troca que pode ser feita aqui no Brasil tem custo.
  • Apesar de parecer ele não é grande, praticamente é do mesmo tamanho do 405;
  • É touch mas os comando de start/stop/lap/reset/light são todos nos botões;
  • Achei que ele demora um pouco mais (do que o 405) para pegar o sinal dos satélites;
  • Toda vez que ele entra em modo de economia ( Power Save ou seja, volta a mostrar apenas horas e data como um relógio comum ), precisa pegar o sinal dos satélites;
  • Algo que eu reparei no 610 é que depois de dar um stop em uma corrida, tenho que dar um reset para que esta corrida seja salva e assim ao dar outro start, o cronometro começará do zero novamente. Isto para corridas consecutivas no mesmo dia;
  • O ítem anterior pode ser um problema para quem quiser apagar laps (voltas) que foram anotadas erradas;
  • A bateria parece que dura bem. Apesar de ter o modo economico ( como no 405 ), ele pode ser desligado ( como no 305 );
  • Infelizmente ele não tem um modo para travar manual como no 405 ( que pode travar os contatos no aro ), somente quando ele entra em modo economico ( ou seja quando ele "vira" relógio );
  • Há dois modos para gravar os dados da sua corrida: "smart" e "every second". A grande diferença entre eles é que o "smart" somente grava quando há alguma mudança ( de velocidade, trajeto, batimento, etc.. ) enquanto que no outro modo, tudo é gravado. Já dá pra ver qual ocupa menos espaço na memória do relógio (relógio?!);
  • Eu estava acostumado com a cinta antiga ( grande parte da frente dela é de plástico ) mas esta nova que veio com o 610 é muito melhor apesar do "gancho" para fechá-la me parecer frágil;
  • Pra quem já tem um Garmin que usa o Garmin Connect via o USB Ant+, não vai ter problemas. Pode-se usar o USB antigo ou mesmo o novo de forma transparente tanto no seu micro como no site;
  • Se voce achar que está difícil de usá-lo pelos toques na tela, saiba que existe uma maneira de calibrá-lo mas pode ser um pouco demorado pois a quantidade de toques na tela vai ser grande;
  • E pra terminar, há como resetá-lo como nos demais Garmin Forerunner's;
  • Mas vale a pena ter um!

43 comentários:

Alessandro S Silva disse...

Mal comprei o 405 e já lançaram esse. De qualquer maneira, estou bastante feliz.

Valeu pelo post. A Garmin está evoluindo cada vez mais. O principal ponto que precisam melhorar é com relação à duração da bateria.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/
@alesilvabr

Anônimo disse...

Este GPS é muito bom ver e usar.

Garmin 610

toni bravo disse...

pra carregar ele é direto na tomada 220?

Valter Ide disse...

toni bravo,

Sim, é direto na tomada e funciona em 110-220 com chaveador automático. O único detalhe é que a tomada é padrão americano ( dois pinos chatos ) e diferente do novo padrão brasileiro.

Gabriel disse...

Prezado Valter Ide,

Gostaria de saber se existe algum cuidado que eu devo tomar ao comprar um relogio GPS da Garmin fora do Brasil. Por exemplo: o GPS do relogio comprado nos EUA funciona normal no Brasil? É necessário algum procedimento para isso (fazer alguma atualização, etc.)?

Valter Ide disse...

Gabriel,

O principal ponto a ser observado ao comprar um Garmin fora do Brasil é que a garantia somente é válida no país onde o mesmo foi adquirido ( ou nos países listados no certificado de garantia ). A garantia Garmin é local, no caso do Brasil é feita pelos representantes da Garmin e o certificado de garantia em território brasileiro vem junto com o produto.
Então se comprar um Garmin nos USA, trazer para o Brasil e encontrar algum problema que necessita utilizar a garantia vai ter que encontrar um maneira de enviar para os USA. Isto pode ser feito via correio internacional ( existe uma maneira de comunicar a RF sobre a saída deste e assim não ter problemas na volta, pelo correio ) ou levando-o pessoalmente aos USA e enviando via correio doméstico.
O primeiro passo é entrar em contato com a Garmin e pedir mais detalhes de como proceder para enviar o produto.

Os produtos Garmin funcionam no Brasil sim. Somente os GPS de carro ( que possuem mapas ) deve ser atualizados para ter as informações locais. Os relógios não precisam de mapas e funcionam perfeitamente no Brasil mesmo sendo adquiridos em outras partes do mundo.
A atualização é sempre bem-vinda. O meu 610 melhorou a resposta do touch-screen depois que atualizei.

Gasparian disse...

aonde consigo um manual do 610 em portugues? Obrigado

Fred disse...

Eu carrego o meu na porta usb do notebook.

Anônimo disse...

Perguntas aos que compraram o 405 e o 610.

Estava lendo vários posts em foruns e inclusive na própria Amazon falando muito mal deles.

-> 405: Para de funcionar / trava com o suor. Verdade?

-> 610: Falaram MUITO mal da bateria, que não chega nem a carregar 20% e falaram MUITO mal do GPS, dando diferença de 400 metros em um percurso de 1.000 metros (40% de erro) e nesse caso o uso foi relatado em uma cidade normal, arvores grandes, prédio etc. Inclusive falaram que o GPS do 405 apresentou melhores resultados.

Alguém pode opinar sobre os pontos acima. Estou querendo um 610, mas fiquei receoso com esses problemas relatados.

Obrigado e abs a todos.

Anônimo disse...

Dê uma olhada em: http://www.dcrainmaker.com/2011/04/garmin-forerunner-610-in-depth-review.html

Análise muito bem feita sobre o 610.

Anônimo disse...

Poxa comprei um garmin 610 e ele estar travado, agora nao sei onde levar, pois foi comprado de fora do Brasil, o q fazer?

Minoru disse...

o grande problema deste garmin é a fragilidade do vidro... qualquer impacto quebra. E quando quebra você descobre que a assistência técnica da garmin não existe no Brasil.

Valter Ide disse...

Minoru,

Na verdade acho que todos tem essa característica. Por sorte ainda não batí o meu 610 e espero não ter essa experiencia.
A assistencia da Garmin existe, o que não temos é a garantia de produtos comprados fora do Pais. Mas parece que eu já ouvi alguém falando em algum blog ( preciso lembrar onde era e verificar a informação ) que teve um Garmin comprado fora consertado na garantia aqui na Brasil, de graça..

Abçs

Mauricio Galvao disse...

Pessoal,
comprei o meu 610 faz 6 meses e gosto dele.
O único ponto de atenção é referente a pulseira. Já faz mais de 3 meses que a de baixo tem o seu pino frágil ocasionando o rompimento da pulseira.
Já havia escutado isto de outra usuária. Tentarei consertar para fixar novamente.
Abraço, Mauricio

Anônimo disse...

Alguém sabe como fazer para apagar uma volta registrada errada no 610?!Por exemplo, caso eu esqueça de apertar o stop assim que termino uma prova...

Valter Ide disse...

Pelo que eu andei verificando o 610 não tem essa possibilidade ( apagar uma volta ). No 405 era possível, eu sempre fazia isso pois foi a maneira que encontrei para registrar duas corridas no mesmo dia (registrava uma volta a mais e depois apagava-a assim conseguia registrar a segunda corrida em separado).
No 610 existe o reset ( segurar o botão Lap/Reset por alguns segundos) exatamente para isto, terminar uma corrida.

Ana Paula disse...

Olá, por favor me ajudem. Comprei o 610 nos EUA, e usei algumas vezes. Ontem, quando estava salvando uma corrida (pressionando o botao por 3seg), ele travou de vez faltando 1seg, e a tela ficou com esse aviso. Já apertei os botoes, tentei de ligar, coloquei para carregar (nao carrega) e não responde a nada. Será que tem alguma dica que ainda nao tentei. Estou desesperada pq é novinho. Posso tentar assistência aqui no Brasil? Muito obrigada Ana Paula

Valter Ide disse...

Ana Paula,

Já tentou um reset nele ( com ele desligado, aperte ao mesmo tempo o botão de liga/desliga e o de LAP/RESET respondendo com um sim/yes à pergunta que aparecer )? Isto vai apagar os seus dados pessoais mas não o histórico das corridas.

Proximo passo caso não dê certo: hard reset apagando tudo inclusive o histórico das corridas.
Com ele desligado, apertar ao mesmo tempo os 3 botões e ao primeiro bip soltar o botão de START/STOP e ao segundo bip soltar o botão de LAP/RESET para após isto soltar o botão de POWER/LIGHT.

E finalmente, se nada der certo, levar para alguma autorizada Garmin.

Anônimo disse...

perdi o carregador do meu forerunner 610, alguém sabe onde consigo comprar outro carregador ?

Fisioterapia Neurofuncional UFVJM disse...

Colegas, meu e-mail é victorhugobastos@yahoo.com.br. Gostaria que alguém me informasse como consertar um Garmin Forrunner 210 que teve os botões travados de repente. Gastei um dinheiro para comprar e não estou satisfeito com a Garmin e além disto os botões travam... Algúem pode me orientar? Ficarei grato,

Cleverson Sacramento disse...

Qual a duração da bateria no modo GPS? Pretendo comprar um para utilizar em provas de Aventura entre 4h e 24h de duração. Será que a bateria vai aguentar o tranco?

Valter Ide disse...

Cabo do carregador para o 610 voce encontra em vários lugares, principalmente os revendedores Garmin como as lojas esportivas (Bayard por exemplo) ou pela internet (faça uma busca pelo Google e vai encontrar muitas ofertas). O carregador pode ser qualquer um com conexão USB e saída 5V / 1A máx.

Eu ouvi uma boa história sobre uma assistência Garmin chamada Pollux em SP, perto de Congonhas. Saiu no ste RunningNews

A duração da bateria do 610 segundo a Garmin é de 8hs em uso (training) e até 4 semanas no modo relógio (power save mode).

LUIZ disse...

Vendi meu 410 e vou comprar o 610. Gostaria de saber se no visor do 610 aparece a porcentagem da Bateria restante ? Como no 410.

Anônimo disse...

Quebrei o cristal do meu 610, alguem sabe onde comprar outro. Já pesquisei em autorizadas e nada. agradeço se alguem souber.

Anônimo disse...

Meu 405 durou 5 anos e queimou a placa de carregamento, sem conserto. A assistência me ofereceu o 410 por um preço bom, mas com mais um pouco pego o 610. Qual seria a melhor opção, principalmente em termos de durabilidade?

Valter Ide disse...

Anônimo,
O 410 já saiu de linha, não aparece mais na lista da Garmin. O 610 deve estar com os dias contados também porque o 620 chegou pra ficar no lugar.
A grande diferença entre os dois (410 e 610) é que no 410 muitos comandos são através do touch no anel (bezel) e no 610 é no vidro ou nos botões.

Eu diria que considerando a "idade", o 610 é melhor do que o 410.

Anônimo,
Sobre o cristal não sei te responder. Acho que só a Garmin mesmo.


LUIZ,
Pelo que eu sei, pra saber quanto de bateria ainda resta, só entrando no menu do 610. Ou esperar que ele te alerte sobre quanto ainda resta.

Leonardo Lima disse...

Valter, me ajude pfv?
Comprei recentemente um 610 fora do Brasil. Usei o GPS dele umas duas vezes. Demorou para "adquirir satélite", mas ainda assim conectou.
Fiquei umas semanas sem conectar o GPS e nas últimas vezes que tentei ele simplesmente não acha. Fica uns 10 min rastreando até entrar no modo Power Save sem achar os satélites.
Li que esporádicamente se deve conectar o GPS para manter os "satélites ativos", mas não consigo.
O que você me sugere? Moro em SP.

Valter Ide disse...

Leonardo,

Algumas sugestões:
- tente conectar aos satélites em uma área aberta sem prédios e/ou árvores ao redor (pode ser difícil mas é importante que consiga fazer a conexão) e com a bateria carregada;
- tente fazer um reset nele: com ele desligado, aperte ao mesmo tempo o botão de liga/desliga e o de LAP/RESET respondendo com um sim/yes à pergunta que aparecer )? Isto vai apagar os seus dados pessoais mas não o histórico das corridas;
- tente instalar uma nova versão do firmware ou a re-instalação da ultima versão;
- em último caso vai ter que enviar para uma assistência Garmin.



Abç

Anônimo disse...

Podem informar as assistencias técnicas do Garmin Foreruner no Brasil.

Valter Ide disse...

Anônimo,

Voce pode tentar diretamente com eles:
UPDATE: telefone e email do suporte técnico da Garmin no Brasil:

telefone: 11-5696-7940
email: suporte.br@garmin.com
site: http://www.garmin.com.br


Abçs

Guilherme P. Luz disse...

Estou com o 610 há 1 mes. Nos primeiros exercicios estava conseguindo transferir meus exercicios para o garmin connect. Agora não consigo mais! Chego em casa após o exercicio, ligo o notebook e abro o programa garmin express, com o dispositvo ant+ plugado no usb. No relogio, vou no exercicio e clico em "sim" para transferir dados, mas nada acontece! O que será que ocorre com o meu relogio?

Valter Ide disse...

Guilherme,

Normalmente não é necessário transferir os dados desta maneira como voce descreveu. Eu não estou mais com meu 610 mas na época que eu o tinha apenas colocava por perto do computador (já com o programa Garmin Express aberto e com o ant+ na USB) e pronto. O programa sabe os arquivos enviados e mesmo o Garmin Connect sabe quais arquivos já foram enviados anteriormente.
Faça alguns testes como aproximar/distanciar o 610 do ant+, entre no menu do 610 e selecione a opção para enviar os dados para o ant+, colocar o 610 para carregar, dar um soft-reset, etc..
Voce pode encontrar os arquivos de dados que o ANT Agent (ant+) recebeu do 610 dentro do seu notebook. Veja este doc com as informações para cada sistema operacional: https://support.garmin.com/support/searchSupport/case.faces?caseId={6e1aa610-6d25-11dc-6782-000000000000}
Os arquivos são armazenados com as datas/horas do seu exercicio, assim voce consegue identificar quais exercicios saíram do 610 e foram para o seu notebook. Se precisar checar os dados, pode usar aplicativos como o GoldenCheetah que consegue importar dados e mostra-los localmente no seu notebook.
Se este for o seu caso, o problema está entre o notebook e o Garmin Connect. Pode ser algum Firewall ou outra coisa que está bloqueando o envio dos dados. Quando o ANT Agent conseguir estabelecer a conexão, os dados serão enviados.

Anônimo disse...

Enviei meu forerunner 610 para a Garmin, manutençao em SP, mas estou tendo uma pessima impressao do serviço.Parece que nem testam o aparelho para te devolver.
Meu relogio parou de funcionar, entrei em contato com a manutençao em SP e pediram para enviar o relogio (sem os acessorios) Achei estranho enviar somente o relogio, sem o carregador, pois poderia ser bateria ou problema no carregador, nao acham?
Paguei 149,00 para enviar o relogio, via correios. Constataram que era bateria, paguei mais R$324,00 para trocarem a bateria (achei carissimo). Recebi o relogio de volta e ao colocar para carregar, nao carregou, estava do mesmo neito que antes. Pediram para enviar o carregador. Enviei o relogio e o carregador. Me enviaram um novo relogio (sem os acessorios). Esqueceram de enviar o carregador, o que fizeram logo em seguida (devolveram o meu carregador que eu tinha enviado). Coloquei para carregar e para surpresa minha, nao deu nem sinal de carregamento.
Estou chegando a concluseos nao muito boas: ou estao falindo ou sao incompetentes mesmo.
Desde o dia 16/12/16 o portal da garmin esta em manutençao e nao consigo registrar o meu problema. Estou aguardando o site voltar para abrir outro protocolo.
Alguem ja passou por isso?

Valter Ide disse...

Olá Anônimo,

Minhas experiências com o suporte da Garmin no Brasil foram boas (não vou colocar excelentes porque o vivosmart não sobreviveu), sempre que mandei meu Garmin eles me devolviam um novo (ou recondicionado como foi o último).
Os procedimentos dos suportes variam de empresa para empresa e no caso da Garmin realmente eles só pedem o Garmin (relógio) para análise.
Não sei se ainda é possível mas eu aconselharia o teste com outro carregador (não sei se você consegue) para ter certeza de que o problema é nele. Se o Garmin já está fora de garantia e se o problema está no carregador, acho que o melhor é comprar outro (carregador).

Espero que dê tudo certo.

Unknown disse...

Oi Valter,
Obrigada pelas informacoes.
Vou testar com outro carregador. Mas se o problema for no cabo, so comprando outro, pois ele eh muito diferente dos que conhecemos.
Por outro lado, como assistencia tecnica eles deveriam testar o produto antes de enviar, nao acha?
Enviar um produto novo sem o carregador, nao resolve o problema. E tem outra, eu paguei 149,00+324,00 para eu ter o meu relogio funcionando, pois disseram que era bateria.
Se o problema for o carregador, eles deveriam ter me cobrado o carregador e nao ter enviado um relogio novo, que alias, apesar de estar fora da garantia, estava bem conservado.
Fico chateada, porque paguei caro, pois acredito que uma bateria nao custa 324,00, e devolve o relogio sem funcionar? Entao que enviasse um carregador novo e nao um relogio novo.
Nao concorda comigo?

Valter Ide disse...

Valéria,
Os produtos da Garmin Forerunner geralmente não possuem carregadores intercambiáveis (de um dá pra usar em outro). Tive vários Garmin Forerunner e sempre que pegava um novo, o carregador era diferente.
Os cabos você consegue encontrar em algumas lojas de esporte, em sites ou pedindo para alguém trazer dos USA.
Não respondo pela Garmin e/ou assitencia técnica deles mas acredito que o produto que enviaram para você em algum momento deve ter passado por algum teste caso contrário seria uma grande falta de qualidade mesmo. Geralmente o aparelho que eles mandam na troca do defeituoso é um recondicionado (foi reparado e está em funcionamento, ou deveria estar) mas caso não tenham um nestas condições eles podem te enviar um novo (meu caso com o vivosmart, o 1o foi um novo e o segundo foi um recondicionado - mas este tinha/tem um problema de projeto pelo que entendi).

De qualquer maneira acredito que você tem garantia desse novo relógio e deve fazer uso dos seus direitos. Vale a pena reclamar com eles sim...já tentou no telefone deles?! Eu tinha conseguido falar com eles através do 11-5696-7940 mas pode ser que tentar pela loja garminstore (0800-770-4960 segundo site deles) pode ajudar.

Já pensou em reclamar na Garmin-USA?!

Infelizmente eu tento ajudar no que for preciso e não tenho muito mais do que isso para passar aos amigos.

att,

André_SC disse...

Galera, estou interessado em um fr 610 usado. Porém, o proprietário me informou que a bateria dura pouco mais de uma hora com tudo ligado (GPS, food pod, HR). Ele (o dono) afirma que mesmo bateria nova dura pouco mais de uma hora. Isso confere? Alguém aí possui o 610 e poderia confirmar o tempo de bateria com o HR e GPS ligado? Obrigado!

Valter Ide disse...

André,

Acho que seu amigo está um pouco equivocado. Se for um 610 usado pode ser sim que dure 1h mas uma bateria nova não deve durar tão pouco assim.
O meu 610 era de 2010 (foi um dos primeiros, adquirido na loja da Garmin em Chicago) e em 2013 eu fiz a Maratona da Disney (em 6hs, literalmente um passeio pelos parques da Disney) e não tive problema nenhum de bateria.

O que pode "ajudar" a diminuir a carga da bateria:
- ligar/usar o GPS do Garmin em locais fechados onde ele demora pra pegar o sinal dos satélites;
- ficar se movimentando enquanto tenta encontrar o sinal do satélite;
- não atualizar a versão do software dele.

Se for usar com a cinta uma dica é molhar a parte interna da cinta (a que vai em contato com o seu corpo) para que a cinta consiga pegar os batimentos rapidamente e assim transmitir para o Garmin.

Os novos modelos de Garmin Forerunner possuem um algoritmo (software) melhor para pegar os sinais dos satélites, eles são mais rápidos e precisos. A duração da bateria deles também está bem melhor.

Eu tenho um Garmin vivoactive que uso todos os dias, a única coisa que não deixo ligado nele é o Bluetooth (GPS e monitor de batimentos na própria caixa do relógio ficam ligados todo o tempo), a bateria dura quase 1 semana.

André_SC disse...

Bom dia Valter,

Desde já agradeço a ajuda.

Então, este 610 é usado. de um conhecido de um colega. O equipamento está em uma cidade 3 horas daqui. Está parado há um ano, mas afirma que está tudo funcionando.

Eu vou usar mais para ciclismo, então precisaria de pelo menos 4 horas de bateria. Poderia pegar um EGDE, mas como eu também corro um pouquinho, tem que ser forerunner. Estou optando por um usado, pois a grana está curta no momento.

Estou disposto a comprar o 610 dele e na pior das hipótese trocar a bateria.

Sabes o custo da troca da bateria? Caso eu tenha que trocá-la se os ajustes e a atualização do software não derem resultado...

Bem era isso. Valeu pelas dicas. Isso está me ajudando muito na decisão.

Valeu!

Valter Ide disse...

André_SC,

Não sei o custo da troca da bateria do 610, desculpe. O ideal é pedir para alguém com conhecimento técnico para troca-la. O 610 é a prova d´agua então qualquer probleminha na vedação pode causar problemas nele.

Aproveitando, é bom você verificar se ele está pegando o sinal do GPS. Pra isso vá para um local aberto (sem árvores e/ou prédios ao redor) e ligue-o para pegar o sinal do GPS.
Outro problema que pode aparecer é com relação à cinta, ao pareamento com a cinta. Se não funcionar, se o 610 não estiver se conectando à cinta, o problema pode ser na cinta ou no 610. Primeira tentativa é trocar a bateria da cinta. Depois teste essa cinta em outro Garmin e por final teste outra cinta nesse 610.

Espero ter ajudado.

abraço

André_SC disse...

Valter,

Tem ajudado muito, não só neste post, mas em vários outros do seu blog.

Costumo usar celular nas corridas e na bike, mas pretendo evoluir para um garmin, suunto ou tomtom. Esse 610 (usado) é o que mais se encaixa no meu orçamento e nas minhas necessidades.

Estou na fase de aprendizado antes da compra. Lendo e me informando. Teu blog é uma fonte recorrente de informações.

Obrigado pelo trabalho de informação que tens feito. Tem ajudado muito.

Valeu!

Gabriel Sibioni disse...

Bom dia, comprei um 610 usado, náo estou conseguindo instalar o usb ant, o meu computador não reconhece, como posso resolver isso?
Se for o caso eu posso passar os dados para o computador via o cabo usb ou ele não funciona para dados, funciona apenas para carrega-lo.
obrigado!

Valter Ide disse...

Gabriel Bom dia.

Bom o USB-ant é compativel com qualquer SO acima do WindowsXP (e praticamente em todos as versões do Mac OSX) mas tem requisitos para funcionar corretamente. Mais detalhes em http://www.garmin.com/support/download_details.jsp?id=591#Instruct

Sim, voce pode usar o cabo para transferir dados desde que tenha o Garmin Express instalado no seu micro. O GE é que vai enviar os dados do 610 para o site do Garmin Connect para que voce possa visualiza-los.

Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!.